Linha Surface da Microsoft pode desaparecer mais cedo do que se imagina, afirma analistas

Mesmo com a constante queda do mercado de computadores pessoais, a Microsoft tem se mostrado forte e presente, trazendo várias inovações para o mercado. É difícil até mesmo de acreditar que a linha Surface da Microsoft possa desaparecer em tão pouco tempo, mas esta é a ideia de alguns dos mais importantes analistas e responsáveis neste setor.

A ideia geral é que já em 2019 a produção da linha Surface seja finalizada. Desde que apresentou o Surface RT e o Surface Pro em 2012, a Microsoft se tornou uma das mais importantes empresas do mercado de computadores pessoais e portáteis. Definiu, e ainda define, as linhas dos futuros equipamentos e dá claras indicações a todos os parceiros do que o mercado quer e procura.

Mas a verdade é que a família Surface nunca foi um negócio rentável para a Microsoft, mesmo com vendas acima da média, nunca se mostrou lucrativo e como algo para se manter. É exatamente neste ponto que Steve Brazier, o CEO da Canalys diz estar fundamentada a ideia de Satya Nadella para terminar de vez com a linha Surface.

O desempenho do Surface é agitado, há trimestres bons e trimestres ruins, no geral eles não estão gerando dinheiro. Quando o desafio da despesa de capital que Satya Nadella levou para a Microsoft se torna visível para Wall Street, todos vão perguntar “por que você está em um negócio de baixa margem?”

Mas a opinião de Steve Braizier não é a única que sustenta esta ideia. Gianfranco Lanci, o CEO da Lenovo, tem uma opinião igual. Vai até mais longe.

Compartilho da mesma visão do [Brazier], a Microsoft está ganhando muito dinheiro na nuvem e no Windows, e definitivamente está perdendo muito dinheiro em hardware, e não vejo nenhum motivo para eles continuar com a linha Surface.

Caso a Microsoft tome esta decisão, ela poderá estar dando um passo para trás,pois a linha Surface sempre foram muito bem aceitos no mercado em que eles são comercializados. Além disso, sempre trazem novidades aclamadas pelos consumidores, e de certa foma mostram o que os consumidores querem. Mesmo que por vendas de outras empresas, isso gera um impulso no Windows e no restante dos produtos da Microsoft

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.