Lista de celulares que já receberam e receberão o Android 10

Novidades sobre o Xiaomi Mi 8 e Motorola One Vision!

Ano novo, Android novo. Uma vez que nunca tenha se pronunciado sobre o fim deste ciclo, enquanto houver espaço para modificações o Android deverá continuar recebendo atualizações anuais pelas mãos do Google, mesmo que estas costumem disseminar-se de modo lento devido ao fato de não alcançarem grande parte dos modelos presentes no mercado, limitando a oferta para aparelhos novos na maior parte dos casos.

Ainda assim, a graça direcionada a poucos é sempre motivo de muita ansiedade, uma vez que a dúvida gerada por quais dispositivos serão premiados por suas fabricantes ganha notoriedade naturalmente. Enquanto alguns aparelhos já tem data certa para atualização, outros contam com a probabilidade e estatísticas para tentar prever a chegada do novo sabor do Android. Será que o seu está listado nos planos da Google?

Google

Pixel 3a

Enfim chegamos ao momento indesejado: é oficialmente o fim do suporte aos Nexus. Contudo, a linha Pixel segue firme e forte com suporte garantido para 18 meses desde o seu lançamento. Se você é um felizardo dono de um destes aparelhos, poderá contar com o update de modo antecipado no programa beta, tendo sua disponibilização imediata após a liberação oficial.

DispositivoStatus
Google Pixel 3Disponível
Google Pixel 3 XL Disponível
Google Pixel 2 Disponível
Google Pixel 2 XL Disponível
Google Pixel Disponível
Google Pixel XL Disponível
Google Pixel 3a Disponível
Google Pixel 3a XL Disponível

Samsung

Chegou na linha Galaxy S10: De acordo com a SamMobile, o novo update traz diversos aprimoramentos que estão focados em segurança. A atualização conta com patches para corrigir cinco vulnerabilidades críticas do SO da Google, além de pelo menos 17 brechas no sistema da Samsung. Como o sistema dos aparelhos da Samsung é modifico, a maioria das novidades do Android 10 já estavam presentes nos aparelhos da linha desde a OneUI baseada no Android 9, como o modo escuro, por exemplo.

Atualizações para os modelos da Samsung é sempre um assunto complexo. Com muitas alterações de direcionamento e planejamento praticamente todos os anos, tem sido difícil certificar-se de quais modelos são prioritários para empresa.

Entretanto, com os últimos passos trilhados pela empresa, acredita-se que a nova linha A deverá juntar-se a linha S e Note na lista das contempladas, ainda que não exista confirmação oficial para nenhum aparelho da companhia.

Dispositivo Status
Galaxy S10 Plus Disponível
Galaxy S10 Disponível
Galaxy S10e Disponível
Galaxy Note 9 Disponível
Galaxy S9+ Disponível em Beta
Galaxy S9 Disponível em Beta
Galaxy A80Aguardando
Galaxy A70Aguardando
Galaxy A50Aguardando
Galaxy A40Aguardando
Galaxy A30Aguardando
Galaxy A20Aguardando
Galaxy A10Aguardando
Galaxy A8s / A9 ProAguardando
Galaxy A9 (2018)Aguardando
Galaxy A7 (2018)Aguardando

Motorola

Chegou no Motorola One Vision: A atualização do Android 10 no One Vision traz o número de compilação QSA30.62-24 e também inclui os patches de segurança de janeiro de 2020 . Quanto ao que esperar do novo software, o Android 10 traz muitos recursos e melhorias interessantes para a tabela, incluindo o modo escuro em todo o sistema, um novo sistema de navegação por gestos, modo Focus, suporte a Live Caption, permissões renovadas e muito mais.

Com as mudanças de direcionamento dos últimos anos, a Motorola certamente não é mais a mesma. Se antes era comum ver novos updates chegarem a todos as gamas da linha anual, nos dias atuais o processo foi afunilado para os dispositivos mais relevantes. Deste modo, os únicos aparelhos confirmados para receber a novidade são os componentes da família Moto G7, Moto One e os últimos aparelhos da linha Z, sem data confirmada ainda.

DispositivoStatus
Moto G7 PlusConfirmado
Moto G7 Aguardando
Moto G7 PowerAguardando
Moto G7 Play Aguardando
Moto G7 Plus Aguardando
Moto Z3 Aguardando
Moto Z3 Play Aguardando
Moto Z4 Aguardando
Motorola One Aguardando
Motorola One Power Aguardando
Motorola One Vision Disponível
Motorola One Action Aguardando
Motorola One Zoom Aguardando

Asus

Chegou no Asus ROG Phone 2: o Android 10 beta para o ROG Phone II vem acompanhado pelo patch de segurança do Google para dezembro de 2019. Não há mudanças na interface, há também um sistema aprimorado de gestos.

Tendo dois dos seus dispositivos já inclusos no programa Beta, pelo menos usuários que pagaram um pouco a mais nos dispositivos da Asus deverão contar com a nova sobremesa do Android. Espera-se que a companhia lembre-se também do seu modelo do ano passado, visto que seu hardware é mais do que suficiente para receber a novidade.

DispositivoStatus
Zenfone 6Disponível
Zenfone 5ZEm beta
Asus ROG Phone 2Disponível
Zenfone 5Aguardando

Xiaomi

Chegou no Xiaomi Mi 8: A atualização agora está se expandindo para variantes globais do Mi 8 e possui o número de compilação MIUI 11.0.1.0 QEAMIXM . Ele vem com 1,9 GB e traz o patch de segurança de dezembro.

Mesmo fazendo uso de interfaces fortemente modificadas, os aparelhos da Xiaomi costumam ter um suporte decente aos updates do Android, pelo menos nas gamas de alto e médio custo.

Após anunciar o fim ao desenvolvimento da MIUI 10 em detrimento a nova MIUI 11, a companhia confirmou a chegada da novidade (que traz a adaptação da nova versão do Android) a 11 dos seus aparelhos, com liberação prevista para o segundo semestre de 2019 para alguns e o primeiro de 2020 para outros. Além destes, espera-se que o update chegue a alguns outros modelos de maior relevância em algum momento de 2020.

DISPOSITIVO  STATUS
Mi 9Disponível
Mi 9 Explorer Confirmado
Mi 9 SE Confirmado
Mi Mix 2S Confirmado
Mi Mix 3 5GDisponível
Mi Mix 3Confirmado
Mi PlayAguardando
Redmi 7Aguardando
Redmi Note 7 Disponível em Beta
Redmi Note 7 Pro Confirmado
Redmi Note 8 / 8 Pro Disponível em Beta
Mi 8 Disponível
Mi 8 Pro Disponível
Mi 8 Explorer Disponível
Redmi K20 / Mi 9T Disponível em Beta
Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro Disponível em Beta

Nokia

Chegou no Nokia 9 PureView: A atualização foi disponibilizada para todas as unidades do Nokia 9 PureView e vem com o número de versão 5.31D trazendo o Android 10 e todos os seus novos recursos e funcionalidades.

Uma companhia que certamente vem surpreendendo em updates desde o seu retorno é a Nokia. São nada menos que 17 aparelhos confirmados para receber a novidade, sendo quase todos os seus aparelhos lançados nos últimos tempos, deixando de fora apenas os Nokia 3, Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 8, lançados em 2017.

DISPOSITIVO  STATUS
Nokia 1Confirmado
Nokia 1 PlusConfirmado
Nokia 2.1Confirmado
Nokia 2.2Confirmado
Nokia 3.1Confirmado
Nokia 3.1 PlusConfirmado
Nokia 3.2Confirmado
Nokia 4.2 Confirmado
Nokia 5.1 Confirmado
Nokia 5.1 PlusConfirmado
Nokia 6.1 Disponível
Nokia 6.1 Plus Disponível
Nokia 7.1 Disponível
Nokia 7.1 Plus Disponível
Nokia 8 Sirocco Disponível
Nokia 8.1 Disponível
Nokia 9 PureView Disponível

Outros modelos

É importante destacar que ao redor do globo muitas marcas vem confirmando atualizações para seus aparelhos, ainda que nem sempre estes comunicados gerem grande alarde, principalmente por voltarem-se mais para topos de linha. Caso você não seja adepto das marcas mais populares em nosso país, provavelmente queira procurar o seu aparelho na lista abaixo:

OnePlus

OnePlus  STATUS
OnePlus 7 Disponível
OnePlus 7T Disponível
OnePlus 6TDisponível
OnePlus 6 Disponível

Huawei

HuwaeiSTATUS
Mate 20 Pro Disponível
Mate 20 Disponível
Mate 20 X Disponível
Mate 20 Porsche Edition Disponível
P30 Pro Disponível
P30 Disponível
P Smart+ 2019Aguardando
Nova 4Aguardando
Nova 4eAguardando
Honor View 20Confirmado
Honor Magic 2 3DAguardando
Honor Magic 2Confirmado
Honor Play 8AAguardando
Honor 10 LiteAguardando

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.