Listamos os melhores celulares “à prova d’água” para comprar em 2020

Na hora de comprar um novo smartphone, algumas pessoas não abrem mão de determinadas funções e uma delas seria a proteção contra submersão. Contudo, a maioria dos celulares do mercado totalmente a prova d’água possuem a certificação IP67 ou IP68, onde vamos descrever os melhores modelos com suas respectivas especificações.

É importante notar que há uma diferença entre ser à prova d’água e resistente à água. Impermeável significa que algo é impermeável à água, independentemente de quanto tempo está submerso, resistente à água significa que um produto pode impedir a entrada de água até certo ponto, mas não totalmente. Contudo, vamos listar apenas os de fato resistentes, já que não existe um smartphone completamente à prova d’água.

Linha Samsung Galaxy S10

Todos os modelos da linha Galaxy S10, composto pelo S10e, S10 (normal) e S10 Plus possuem a certificação IP68 que o torna resistente a água e podem ser submersos em uma profundidade maior que um metro por cerca de 30 minutos. Tudo vai depender da profundidade e o tipo de líquido no qual o telefone foi submerso.

Sendo assim, o tempo de submersão pode até ser maior, mas não há nenhuma garantia que seu celular continue funcionando perfeitamente. Como experiência própria, eu já tive um S10e e um iPhone 7 no qual mergulhei inúmeras vezes em piscinas e rios e nunca tive um problema por ter submergido eles.

Linha Samsung Galaxy S20

Até o modelo mais econômico da linha Galaxy S20 não faz feio, pois até ele possui também a certificação IP68 que é exatamente a mesma da linha S10. Contudo, estes modelos oferecem todos os recursos de que você precisa em um telefone atualmente. Além da proteção contra submersão, eles possuem alto falantes estéreo, tela Super AMOLED com proteção anti-risco, as melhores câmeras do mercado e muito mais.

Todos os modelos dessa linha possuem a certificação IP68. De acordo com a Samsung, eles podem sobreviver completamente submerso em água até 1,5 metros de profundidade por até 30 minutos.

Linha Apple iPhone 11

Até a linha iPhone 7, a Apple só colocava a certificação IP67 em seus aparelhos, mas isso mudou a partir da linha X, onde os modelos começaram a receber uma certificação superior (IP68). Portanto, todos os atuais modelos da linha iPhone 11 são protegidos contra submersão e contra entrada de poeira.

O meu iPhone 11 já foi submergido diversas vezes e nenhum tipo de problema foi constatado até hoje. A Apple indica proteção a submersão até maior: suportando 4 metros de profundidade por até 30 minutos.

Linha Samsung Galaxy Note 10

A mesma proteção colocada na linha S10 e S20 foi colocada também na linha Galaxy Note 10 da Samsung. Portanto, esses modelos podem ser submergido em piscinas e rios por uma profundidade de até 1,5 metros por até 30 minutos.

Google Pixel 4 e 4 XL

Apesar de não estar disponível no Brasil, consideramos também a linha Pixel 4 da Goolgle no qual possuem uma combinação perfeita entre elegância, ótimas câmeras e super proteção para impactos e submersão.

Esses modelos também possuem a certificação IP68 e podem ser submersos em até 1,5 metros de profundidade por até uma hora e meia. As fabricantes mudam a indicação conforme a forma pelo qual o smartphone é construído. Por isso, uma marca indica um tempo ou profundidade maior do que a outra mesmo tendo a mesma certificação.

OnePlus 8 e 8 Pro

A oitava geração dos smartphones da OnePlus também são considerados um dos melhores smartphones já lançados pelo fato de oferecer ao seu consumidor tudo que há de melhor em tecnologia para um dispositivo móvel rodando Android, pois tem sua própria otimização do sistema que só tem recebido comentários positivos.

Além disso, tem a certificação IP68, onde você poderá mergulhar em piscinas e rios sem se preocupar em danificá-lo. Claro, o único risco é de você deixá-lo cair dentro de um rio e acabar não conseguindo encontrá-lo lá no fundo dele. O mesmo vale para os outros modelos.

Observações

  • Salpicos e derramamentos – qualquer um dos telefones que listamos nesta página sobreviverá ao derramamento acidental de líquidos.
  • Mergulhos mais profundos – apenas telefones classificados como IP68  são seguros para levar em águas mais profundas do que 3 pés. Mas não se arrisque muito, pois as fabricantes não costumam cobrir garantia por submersão.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.