Live Tiles Interativas/Explosivas pode ser a surpresa da Conferência BUILD 2016

3D_Touch

Um das funções mais esperadas pelos usuários da plataforma móvel da Microsoft sem dúvidas são as Live Tiles interativas. Mesmo antes de terem alguma evidencia oficial vazada, a comunidade já especulava bastante sobre elas, criando conceitos e sonhos que até hoje espera se tornar uma realidade.

Com a conferência anual da Microsoft se aproximando, BUILD 2016, embora este seja um evento voltado apenas aos desenvolvedores, há sempre aquela expectativa de ver incríveis novidades que nos oferecerão grandes inovações para nossa plataforma.

De acordo com o MSPU, um texto divulgado antecipa um pouco do que veremos neste evento em uma chamada com o título: “O que teremos de novo nas notificações toast e Live Tiles? diz:

As notificações são uma ferramenta essencial para engajar usuários do Windows. Baseando-se no Centro de Ações, estamos trabalhando para fornecer aos desenvolvedores uma maior flexibilidade nas Notificações Toasts adaptativas. Vamos introduzir uma API poderosa que permitirá uma nova classe de aplicativos que podem se conectar ao canal de notificação (Notification pipeline) e proporcionar experiências inovadoras para os usuários. As Live Tiles estão evoluindo com duas surpresas há muito procuradas por todos.

flyout-tiles

No ano passado a Microsoft registrou uma patente para um cubo 3D com uma interface para o usuário baseada na teoria das Live Tiles. A patente indicava que o cubo poderia rodar em um espaço tridimensional e cubos menores poderiam ficar contidos em uma Live Tile mais larga.

Esta seria uma funcionalidade relacionada ao uso tridimensional do sistema, desta vez com Tiles expansíveis que poderia “explodir” em diversas novas mini-tiles trazendo funcionalidades a mais sem mesmo ter que abrir o app.

O vídeo abaixo publicado pela Microsoft Research nos dá uma ideia de como funcionaria isso:

Já no vídeo a seguir temos um interessante conceito que demonstra o que seriam as Live Tiles explosivas/interativas com base nos pensamentos de alguns fãs da plataforma, vale a pena conferir:

Sem dúvidas que se a Microsoft apresentar tal novidade para seu sistema nesta conferência, seria um grande avanço para nosso SO, o que deixaria a plataforma móvel em destaque sob as demais no que se diz respeito a interface de usuário.

O que será que nossos leitores esperam do próximo evento da Microsoft?

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.