Live Tiles: Teremos mudanças nas próximas atualizações do Windows 10?

Sistemas OperacionaisOs sistemas operacionais presentes nos smartphones modernos já foram bem diversificados, mas hoje em dia cada vez mais buscam a semelhança em seus pontos. Todos contam com notificações “heads-up”, central de ações e notificações, assistentes pessoais semelhantes, menus de configurações e compartilhamentos, botões virtuais de navegação, entre outros quesitos, são detalhes que ligam a experiência entre os sistemas e de certa forma ajudam o usuário a não se perder ao “pular” de um para o outro.

Anyone using a Windows device quickly discovers how Live Tiles are a blessing and a curse.

Obviamente, cada sistema tem as suas peculiaridades, como os Widgets, a gaveta de apps do Android, as centrais divididas e os botões de navegação embutido no design dos apps do iOS e a lista de apps e diversificações de temas do Windows. Entre os diferenciais das plataformas da Microsoft estão as extremamente divulgadas pela empresa, Live Tiles. O ponto mais mais amado pelos usuários e ao mesmo tempo odiado pelos haters é um diferencial e tanto, referindo-se ao seu design e suas funcionalidades.

Desde as versões 7 e 8 dos celulares e computadores respectivamente, os “quadrados e retângulos” estão presentes nos sistemas, dando um visual único e inovador além de trazer diversas informações úteis antes mesmo que o usuário pense em abrir um app, além de obviamente ser um atalho para eles. Acontece que com o passar do tempo, elas permanecem entregando a mesma experiência e ao verificar que as informações contidas em apps como o MSN Noticias não podem ser puladas ou trazidas de volta através da própria tile nos faz pensar que há uma necessidade de evolução para a função.

flyout-tiles

Pensando nisso, o site Winbeta criou há alguns meses atrás, uma discussão. Seria interessante poder interagir com as tiles não é mesmo? temos visto muitos conceitos vazados ao longo de novas atualizações do Windows Phone, como aqueles rumores sobre as exploding ou interactive live tiles, mas isso no final das contas ainda não saiu do papel.

[caption id="attachment_22821" align="aligncenter" width="250"]3D Box: Essa opção replica o efeito adicionado nas live tiles da versão para desktop, porem podendo ter suas informações mudadas manualmente. 3D Box: Essa opção replica o efeito adicionado nas live tiles da versão para desktop, porem podendo ter suas informações mudadas manualmente.[/caption] [caption id="attachment_22824" align="aligncenter" width="294"]Slide: Um efeito de deslizar, como uma pilha de cartas, por exemplo. Slide: Um efeito de deslizar, como uma pilha de cartas, por exemplo.[/caption] [caption id="attachment_22823" align="aligncenter" width="250"]3D Window: O efeito trás uma experiência visual como uma cascata em alto relevo. 3D Window: O efeito trás uma experiência visual como uma cascata em alto relevo.[/caption] [caption id="attachment_22822" align="aligncenter" width="250"]3D Window (como o app de pessoas do windows 8): Também tridimensional, porém mais parecido com uma transição. 3D Window (como o app de pessoas do windows 8): Também tridimensional, porém mais parecido com uma transição.[/caption]

E você, o que acha desses conceitos? gostaria de algo nesse perfil? prefere algo diferente? deixe seu comentário abaixo!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.