Lumia 1020 é utilizado como parte de um microscópio digital por pesquisadores na Suécia

Apesar de quase 4 anos de anunciado, o smartphone da Nokia com câmera de 41 megapixels, ainda não foi replicado por nenhuma outra empresa que mete a apostar em um sensor de câmera como essa. O dispositivo já saiu de linha, mas ainda é aclamado por muitos, como é o caso que estamos abordando agora

O modelo encontrou agora um uso interessante, fazendo parte de um laboratório de sequenciamento de DNA. Desenvolvido por uma equipe da UCLA, na Suécia, o microscópio usa a câmera do Lumia 1020 para detectar os produtos fluorescentes das reações de sequenciamento de DNA em células e tecidos, permitindo que os médicos executem uma análise direcionada podendo detectar tumores com um dispositivo de bolso.

A ferramenta está sendo bastante útil para executar sequenciamentos de DNA direcionados em linhas celulares de câncer de cólon e amostras de tumor humano, permitindo que um médico obtenha várias informações sobre um tumor, sem precisar de muitos equipamentos. Os pesquisadores responsáveis por essa novidade afirmaram:

O gerenciamento eficiente de uma ampla gama de doenças é severamente limitado pela falta de informações moleculares. Com a sua rápida expansão de imagens e capacidades de detecção do poder computacional e conectividade, telefones celulares ajudam a traduzir medições biomédicas de ambientes de laboratório para … configurações de campo.

O trabalho foi publicado na “Nature Communications” e pode trazer uma medicina avançada para lugares sem laboratórios, onde diagnóstico molecular muitas vezes não estão disponíveis. Apesar de ser um aparelho já com uma certa idade, o Lumia 1020 não deixou á desejar e provou aos pesquisadores que sua poderosa câmera ainda é bastante útil.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.