Os maiores destaques do evento da Apple

touchbar

Se você achava que os novos iPhones 7 iriam fechar a janela de lançamentos da Apple, você está bem enganado. No terceiro evento da Apple em 2016 o foco repousou sobre outras categorias de dispositivos, como o Mac e a Apple TV. Ao passo que a maça demonstrou qual a sua visão para o futuro das televisões, apresentou também o seus novos Macbook Pro, que trazem novidades na área de design e construção e uma função totalmente nova.

Macbook Pro

macbook-pro

O novo Macbook Pro chega em comemoração ao 25º aniversário do lançamento do primeiro Powerbook (primeiro notebook da Apple) e traz novidades interessantes. Vendidos em opções de 13 e 15 polegadas nas cores silver e space gray, o novo modelo traz um corpo 14 a 17% mais fino e substituiu as teclas de funções por um painel touch OLED, que desempenha diversas funções inteligentes.

O modelo de 15 polegadas conta com um processador Core i7 quad-core, junto a uma placa de vídeo AMD Radeon Pro e 4 a 16 GB RAM, ao passa que a versão de 13 polegadas traz um processador i5 ou i7 e uma GPU Intel Iris. Contrariando os lançamentos anteriores, o modelo conta com 4 portas thunderbol USB-C (que inclusive podem ser usadas para recarregar o dispositivo), mantendo a entrada de fone 3.5mm e removendo o slot de cartão SD.

Touch Bar

Como a grande novidade do novo Macbook a Apple trouxe uma tela retina que utiliza a tecnologia OLED e substitui completamente e de forma inovadora o uso das teclas de funções. Isto funciona diretamente com os sistema, sendo assim, além de oferecer as tradicionais funções a barra também trabalha com o que você definir e até conversa com os programas que você estiver utilizando. Seguindo esta ideia, é possível adicionar barras com controladores de música, controles para navegar entre abas do navegador, assim como utilizar pop-ups de um editor de fotos, trabalhar com zoom, foco e outros controladores de forma mais precisa, através de um controlador digital.

macbook-pro-painel-funcoes-3

Além disso, a barra possui o Touch ID na extremidade direita, que embarca a tecnologia Secure Enclave que armazena a digital do usuário assim como os iPhones deste a versão 6s. Projetado para multi-usuários o notebook pode reconhecer e armazenar a digital de diferentes pessoas, ofertando uma troca rápida e ao reconhecer alternando diretamente para o perfil do usuário correto.

apple-5k

Como um extra, a LG desenvolveu uma tela 5K especialmente para o Macbook Pro, que Phil Schiller chamou de “a estação dock definitiva” uma vez que ela pode reproduzir imagem simultaneamente ao display ao mesmo tempo que carrega o menor. O Macbook Pro também é capaz de suportar dois destes monitores ao mesmo tempo.

Apple TV

apple-tv

Depois dos esforços do ano passado para tornar a Apple TV um centro multimídia não só para assistir como também para jogos, a Apple este ano foca em aprimorar a usabilidade e tornar a proposta ainda mais atraente. Para isso, a nova Apple TV passa a rodar apps, tendo a disposição mais 8,000 apps para o tvOS, sendo cerca de 2,000 jogos, incluído sucessos como Minecraft. Para controlar isso, o novo app “TV” foi adicionado ao cenário, que traz um hub unificado entre seus iDevices conectando tudo que você tem instalado entre eles. Com a possibilidade de automaticamente autenticar o login de seus apps na tv através do seu smartphone (e vise e versa), a Apple visa aumentar ainda mais a integração entre seus dispositivos.

Ainda assim, o foco de uma televisão esta em consumo de conteúdo e isso não ficou de fora. Com o novo recurso “live” é possível informar a Siri o que você deseja assistir e ela procura o que está sendo reproduzido ao vivo. Nunca foi tão fácil achar um bom documentário, noticias frescas ou aquela partida de futebol.

Disponibilidade

macbook-pro-preco

Essa é parte que dói no bolso do brasileiro. Já disponíveis para compra inclusive no Brasil, os preços dos novos Macbooks variam entre salgados R$ 12.000 até R$ 21.000. Se você tem uma Apple TV e está interessado nas novidades, a Apple promete entregar em um update até dezembro.

Fonte: TheVerge

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.