Mais uma falha do iOS: é descoberto uma brecha na tela de bloqueio

falha-ios-tela-de-bloqueio

O iOS tem se mostrado cada vez mais instável nos últimos tempos. Após um hacker descobrir uma falha que permite um usuário mal intencionado forçar uma ligação remotamente, foi descoberto uma brecha na tela de bloqueio, que faz uso da Siri para facilmente entrar invadir informações de um dispositivo.

Ainda que seja necessário que o invasor tenha posse do aparelho, o procedimento depende apenas de alguns poucos comandos de voz e alguns toques para ter acesso a todas as fotos do usuário. O procedimento é extremamente simples e ignora completamente o bloqueio por digitais, deixando o usuário totalmente desprotegido.

Para por a falha em prática é necessário apenas que a tela do dispositivo esteja ligada, alguma pergunta seja feita a Siri e solicita-la para fazer uma chamada via FaceTime. Nesse ponto deve ser escolhida a opção de enviar uma mensagem customizada para rejeitar a chamada e em seguida, ativar o VoiceOver, usando para isso o Siri. O passo mais complicado vem em seguida: é necessário dar um duplo toque na caixa de texto e no teclado, até aparecer a opção de criar um novo contato. É ai que é dado o acesso as fotos.

O problema ainda é maior do que parece: além do atual iOS 10.2, a falha foi descoberta funcional no iOS 8. Desta forma, a Apple terá que criar updates corretivos até mesmo para o iPhone 4s, que já teve o seu suporte encerrado.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.