Mediatek interrompe produção de processadores para smartphones top de linha

Quando se trata de processadores de smartphones high-end, o Snapdragon 835 da Qualcomm, o A11 da Apple, o Exynos 8895 da Samsung, o Kirin 970 da Huawei e o Helio X30 do Mediatek são considerados os melhores chips. Mas se algum processador não conseguia responder às expectativas, esse era os chips da Mediatek, o Decacore Helio X30 só veio mostrar todo seu poder no smartphone da Meizu (Pro 7 Plus), no Elephone (X8 Lite) e no Vernee (Apollo 2).

Agora, o gerente geral da Mediatek para vendas internacionais, Finbarr Moynihan, disse à Gearburn que a empresa está tomando novas medidas de estratégia que serão aplicadas aos principais chips para se concentrar em dispositivos “premium”. Moynihan foi questionado sobre o Helio X30 e sua pouca recepção em relação aos chips anteriores. A resposta foi a seguinte:

“O chipset e o modem precisam estar aptos a atender as demandas de ponta para operadoras estadunidenses, europeias, chinesas, japonesas, coreanas, africanas e indianas, certo? Então, é preciso ter as mais recentes e modernas especificações de modem. O [processador MediaTek Helio] X30 provavelmente não está neste nível em termos de todos os requerimentos globais, mas nós sabíamos disso, correto?”, afirmou ao site Gearburn.

O representante da Mediatek acrescenta que muitas marcas chinesas estavam lançando dispositivos de gama média – este não seria um ótimo conjunto para o Helio X30. Isso significa que a Mediatek está desistindo da categoria emblemática então?

“O que eu diria é que, neste momento estamos dando uma pausa”, respondeu Moynihan.

Então, não veremos Helio X40 ou X35 ou algo assim em 2018?

“Você verá, porém, continuaremos a avançar de onde estamos hoje, e será fácil notar que estamos investindo e aprimorando muito mais na linha “Helio P”. Para ser sincero, não decidimos ainda. Mas provavelmente isso será o que vamos fazer no próximo ano ou dois”, respondeu o executivo.

Concluindo, não se trata do fim da linha Helio X da MediaTek, porém pode ser uma pausa prolongada no desenvolvimento de melhorias e aprimoramentos para os mesmos, tendo em vista que a empresa irá focar exclusivamente na linha Helio P, sabendo de sua capacidade e expansão em smartphones, principalmente os chineses.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.