Mesmo com criptografia usuários do Whatsapp e Telegram podem sofrer ataques hacker

Telegram VS Whatsapp

Que o Whatsapp e o Telegram se preocupam com a segurança de seus aplicativos de mensagens, isso ninguém pode contestar já que os dois serviços possuem criptografia ponta-a-ponta por padrão, portanto é muito mais difícil que alguém monitore suas conversas.

Mas, uma vez aqui e outra ali os aplicativos podem sofrer uma certa derrota. Vulnerabilidades no SS7 não é segredo pra ninguém, sabemos sobre ele já há um certo tempo, mas o problema é que esse tipo de vulnerabilidade não é simples para se resolver.

Normalmente aplicativos de mensagens criptografados são impermeáveis aos hackers, isso porque a chave para decifrar o chat se baseia em cada extremidade da conversa, ou seja, as chances de alguém interceptar suas mensagens são quase zero, mas não impossível.

Ataque ao Whatsapp

Como não conseguem acesso aos aplicativos com criptografia, os hackers estão usando da vulnerabilidade do SS7 para obter vantagens, isso porque é possível enganar as redes de telecomunicações e passarem a usar seu numero de telefone como se fosse você mesmo. A partir daí, o invasor cria uma nova conta no WhatsApp ou Telegram para receber o código secreto que autentica seu telefone como titular da conta legítima e passa a comandar seus dados.

Ataque ao Telegram

Uma vez com o procedimento completo, o atacante agora controlará a sua conta, incluindo a capacidade de enviar e receber mensagens. Mesmo com toda a segurança que o Whatsapp e o Telegram dizem ter, você não está livre de ataques hackers. Caso você seja alvo desses bandidos, é aconselhável que você imediatamente desative o seu numero junto da sua operadora.

Assim que você for “atingido”, a sua conta no Telegram ou Whatsapp irá parar de funcionar já que é praticamente impossível usar duas contas com o mesmo numero. Lembrando que no Android existem aplicações para burlar a possibilidade de usar duas contas no whatsapp.

Fonte: The Next Web

 

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.