Microsoft ‘Andromeda OS’ visa transformar o Windows 10 em uma plataforma modular para o futuro

A Microsoft está dando os próximos passos na sua visão “One Windows” com um projeto interno chamado “Andromeda OS” que transforma o Windows 10 em uma plataforma totalmente modular e estabelece bases para o futuro do Windows.

Seu objetivo final é tornar o Windows 10 muito mais flexível, permitindo que ele seja instalado em uma variedade maior de dispositivos sem se basear em variantes de produtos específicas e pré-existentes. Como resultado, o próprio Windows pode tornar-se menor, dependendo do dispositivo, o próprio sistema operacional pode ser construído mais rápido e os dispositivos não serão invadidos por componentes e recursos que eles realmente não precisam; acelerando o desempenho geral no processo em dispositivos menores ou menos capazes.

Como está atualmente, o OneCore e a Universal Windows Platform são os únicos elementos universais verdadeiros do Windows 10. Todo o resto é específico para as diversas variantes do Windows. Por exemplo, os componentes do Win32 são específicos do Windows na área de trabalho e não são encontrados no Windows Mobile. Com o sistema operacional Andromeda, a Microsoft quer remover essas variantes de produtos específicas e transformar o Windows 10 em uma plataforma totalmente modular compondo o SO.

Como resultado, variantes de produtos individuais do Windows 10, como o Windows 10 Mobile e o Windows 10 no Xbox, se tornam redundantes. O sistema operacional Andromeda permiterá que o Windows 10 seja configurado e construído para um dispositivo específico, sem que ele tenha que ser sua própria variante. Dando a Microsoft e aos fabricantes de hardware a flexibilidade de criar versões do Windows 10 com recursos e funções diferentes, rápida e eficientemente.

Na verdade, é muito semelhante ao modo como o Windows 10 Mobile em si é tratado hoje. O Windows 10 Mobile é fornecido em pacotes separados para OEMs, o que dá aos fabricantes de hardware a flexibilidade para escolher quais recursos e funções do sistema operacional (como o Continuum) são empacotados em um dispositivo. É a mesma ideia aqui com o sistema operacional Andromeda, exceto que é aplicado a todos os Windows 10 em vez disso.

O sistema operacional Andromeda abre as portas para muitas novas configurações do Windows que anteriormente não eram possíveis. Claro, as SKUs de desktop do Windows 10, como Pro e Enterprise, continuarão a existir, com todas as mesmas funcionalidades que você esperaria de um sistema operacional da área de trabalho.

É importante ressaltar que o sistema operacional Andromeda não é um recurso voltado para o consumidor, e não será algo que a Microsoft planeje comercializar abertamente. É uma plataforma interna que torna o Windows muito mais flexível, permitindo que a Microsoft e os fabricantes de hardware criem versões do Windows 10 que anteriormente não eram viáveis.

Como sempre, a Microsoft pode decidir puxar o plugue ou atrasar seus esforços de sistema operacional Andromeda a qualquer momento, então, tenha em mente isso.

Fonte

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.