Início » Meu-Windows » Microsoft confirma que processadores ARM serão capazes de rodar programas x86 no Windows 10

Microsoft confirma que processadores ARM serão capazes de rodar programas x86 no Windows 10

A promessa de tornar um dispositivo móvel capaz de desempenhar a função completa de um computador é um dos maiores desafios que a Microsoft tem abraçado nos últimos anos. Contudo, devido as limitações de hardware e software, o Continuum não foi capaz de apresentar esta inovação de forma atrativa ao consumidor, pelo menos no seu primeiro momento.

Com o grande salto adquirido através da parceria com a Qualcomm, já é de conhecimento geral que a as empresas tornaram possível a execução do Windows 10 em sua forma completa através de um processador ARM pensando primariamente para smartphones. Contudo, isso já de certa forma não se distanciava muito do que as versões simplificadas do Windows 8 ARM faziam em tablets e afins.

A comprovação do valor da novidade veio com a demonstração de que será possível não só rodar o sistema completo, como também os programas x86 através de um processador ARM, sejam elas baixadas ou não pela Windows Store:

Como já era especulado, para que isto seja possível, o SoC fará a emulação de uma camada x86 sobre a arquitetura ARM, dispensando qualquer tipo de adaptação dedicada pelos desenvolvedores. Na prática será como executar um programa convencional em um computador comum. Durante uma apresentação da BUILD 2017, o recurso foi exemplificado através da instalação do 7zip em versão x86, baixado diretamente da internet.

De forma engenhosa, a emulação ocorrerá de forma simular ao que hoje acontece quando tentamos rodar programas x32 em processadores x64. Para os aplicativos da plataforma universal não precisará haver nenhuma tradução especifica de software, já que eles já são de fato adaptados para processadores ARM. Como mostrou o vídeo acima.

Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.
  • Thommas Lopes

    Agora é esperar os hackers do xda habilitarem essa budega nos Lumias antigos. :v

  • Luís Carlos

    Essas horas a Intel sangra huhehuehue

  • Flavio Mariano

    Antes de a Microsoft® se preocupar com isso, deveria se preocupar com o público que adquiriu os Lumias e estão na mão.

    • Natya Sadella

      Satya te abandonou?? Ohh gente, falei com ele ontem pra ser mais carinhoso com seus fãs inocentes. Vou xingar ele mais tarde, tá? Bjss

    • Natya Sadella

      A mim ele faz de bobo, a vcs não!!!

  • Leonardo Uzeda

    Bem interessante