Início » Meu-Windows » Microsoft diz que as “senhas estão mortas” e promove um “mundo sem senhas”

Microsoft diz que as “senhas estão mortas” e promove um “mundo sem senhas”

A Microsoft é uma das empresas que tem tentado substituir as clássicas senhas por sistemas de autenticação que ela diz ser mais seguras, bem como soluções mais convenientes e fáceis de usar.

Um exemplo clássico é o Windows Hello, que está sendo usado para proteger os dispositivos com Windows 10 e a própria Microsoft vem incentivando suas parceiras a fazerem o mesmo para aumentar a adoção de dispositivos habilitados com sensores biométricos.

A Microsoft diz que o Windows Hello já provou ser um sistema de segurança bem-eficiente. No entanto, o Windows Hello mostrou-se ser também mais fácil de hackear – algo que faz parte de um experimento conduzido por pesquisadores de segurança alemães, embora as últimas versões do Windows 10 introduziu novos recursos que impeçam a falsificação.

Além disso, a Microsoft também discute as vantagens de substituir senhas por aplicativos auxiliares como o ‘Autenticador da Microsoft’, disponível no Android e iOS, onde fornece autenticação fácil através de um PIN ou de uma impressão digital.

“Estamos incentivando os usuários a experimentá-lo e ver por si mesmos que é mais fácil do que as senhas”, diz Rob Lefferts, diretor de gerenciamento de programas do Windows Enterprise e Security. “Eu acho que um dos medos que as pessoas têm é que a nova tecnologia seja mais complicada, por isso nós fomos pressionados a torná-lo mais simples e melhor”.

A Microsoft finalmente enfatiza seu compromisso de ajudar os clientes a migrarem para o que se chama de “mundo sem senha”, oferecendo soluções alternativas para dispositivos seguros.

“Vai levar tempo para todos os sites importantes e todos os aplicativos importantes adotarem essa tecnologia, e levará ainda mais tempo para os usuários, clientes e organizações a fazerem a mudança cultural necessária para viver neste novo mundo.”

A Microsoft não é a única que está impulsionando clientes a usarem a autenticação biométrica, outros gigantes da tecnologia também estão investindo em tais sistemas, incluindo Apple.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.