Microsoft faz aquisição da Xamarin, empresa especializada em portabilidade de Aplicativos

Xamarin Destaque

Se você não é um desenvolvedor, talvez esta notícia se passe despercebida, mas ainda assim, você precisa saber que grande negócio a Microsoft acabou de fazer. A maior empresa de software do mundo adquiriu a empresa cross-plataforma de desenvolvimento líder no mundo de software mobile, Xamarin.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft, escreveu:

Em conjunto com o Visual Studio, a Xamarin fornece um rico desenvolvimento de mobilidade oferecendo aos desenvolvedores a possibilidade de criarem aplicativos usando C# e entregarem experiências totalmente nativas para todos os dispositivos principais – incluindo o iOS, Android e Windows. A abordagem da Xamarin permite que os desenvolvedores tirem proveito da produtividade e o poder do .NET para criarem aplicativos móveis e usar C# para escrever em um conjunto completo de APIs nativas fornecidos por cada plataforma. Isto permite aos desenvolvedores que facilmente compartilharem o código do seu app comum nos apps iOS, Android e Windows. A solução exclusiva do Xamarin tem alimentado o incrível crescimento nos últimos quatro anos.

xamarin

Que vantagens os desenvolvedores tem com esta aquisição?

Microsoft tem buscado impulsionar o conceito de aplicações universais desde o lançamento do Windows 8 . Com o Windows 10, a forma de executar as tarefas se tornaram mais simples. A Xamarin oferece um conjunto de ferramentas e documentações importantes para o desenvolvedor ou entusiasta que quer expandir suas fronteiras e criar código, não só para Windows, mas para outras plataformas móveis, como iOS e Android. Dessa forma, as coisas se tornam mais fácil seguindo a filosofia da universalidade de aplicações.

Que vantagens traz aos usuários esta aquisição?

Microsoft tornou-se uma empresa de serviços, exemplo é o desenvolvimento de aplicações do Windows no iOS e Android, como o Office Mobile. Com Xamarin o usuário verá novas aplicações disponíveis em todas as plataformas, é claro, por decisão do desenvolvedor. Não importa o dispositivo e a plataforma que você tem, você sempre terá acesso a esses aplicativos.

Qual o papel da Xamarin agora?

Xamarin será integrado em outros serviços da Microsoft com as quais já estamos familiarizado: Visual Studio, Microsoft Azure, Office 365 e Suite Enterprise Mobility para os desenvolvedores criar aplicações com os mais elevados padrões de qualidade sempre usando a melhor documentação e experiência da Microsoft.

Xamarin tem atualmente mais de 15.000 clientes em mais de 120 países, Alaska Airlines, Coca-Cola Bottling, Thermo Fisher, Honeywell e JetBlue são alguns exemplos. A Microsoft promete compartilhar mais informações no evento BUILD 2016, que se inicia no final de março.

Microsoft Blog

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.