Microsoft garante uma patente relacionado a Live Tiles em 3D

 

Microsoft-Lumia-1030-Concept

Um das funções mais esperadas pelos usuários da plataforma móvel da Microsoft sem dúvidas são as Live Tiles interativas. Mesmo antes de terem alguma evidencia oficial vazada a comunidade já especulava bastante sobre elas, criando conceitos e sonhos que até hoje parecem estar distantes de se tornarem realidade.

Há poucos anos atrás a Microsoft registrou a solicitação de uma patente para um cubo 3D com uma interface para o usuário baseada na teoria das Live Tiles. A patente indicava que o cubo poderia rodar em um espaço tridimensional e cubos menores poderiam ficar contidos em um Live Tile mais larga.

Se olharmos as formas de uso das live tiles no windows 8 e 8.1 claramente não há sinais de algo desse caráter, indicando uma possível desistência desse primeiro projeto. Há pouco tempo descobrimos mais sobre o Lumia McLaren ou 1030, que viria com uma funcionalidade relacionada ao uso tridimensional do sistema, desta vez com Tiles expansíveis que poderia “explodir” em diversas novas mini-tiles trazendo cada uma funcionalidades a mais sem mesmo ter que abrir o app. Contudo, esse aparelho já foi lançado.

flyout-tiles

O site Winbeta descobriu que a patente foi recentemente adquirida pela Microsoft, que explica a funcionalidade do cubo:

Um conceito básico aqui utilizado será o de um volume tridimensional com faces. Um volume ou as suas faces podem corresponder a aplicações ou elementos (sub aplicações) do mesmo, com ícones apropriados ou representações gráficas exibidas nela. Um volume pode ser de qualquer forma volumétrica tridimensional, tal como uma pirâmide, cubo, poliedro, etc. Quando apresentado , o volume pode ter as faces gráficos e arestas, ou alternativamente , faces semi transparentes sem arestas. “

3D LIVE TILE

Estas patentes obviamente parecem remeter a novo acessório de realidade aumentada da empresa, o Holo Lens, porém nada nos impede de pensar além. Será que a Microsoft pensa em algo assim para as suas plataformas móvel e desktop?

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.