Microsoft não vai parar de investir no Windows 10 Mobile, pois sabem da importância do SO

Terry Myerson

Com a participação no mercado de smartphones cada vez menor, muitos se perguntam o por que da Microsoft não investir no sistema operacional mobile e direcionar todos os seus esforços onde não está dando certo. Alguns acham que a saída é liberar o Windows 10 Mobile x86, outros acham certo mesmo é declarar morte ao sistema.

Em entrevista ao portal ZDNet, o Vice-Presidente Executivo do Windows e dispositivo Terry Myerson, revelou que o pouco investimento faz parte de uma estratégia. Essa foi a única maneira da Microsoft estagnar a tecnologia ARM e desenvolver um ecossistema com uma tecnologia para o futuro.

Myerson disse:

“Tecnicamente, há apenas duas coisas que são únicas no Windows 10 Mobile. Uma dela é a conectividade e o outro é os processadores ARM presentes nos aparelhos. Eu acho que precisamos trabalhar melhor esses dois papeis e pensar numa possibilidade futura.

De acordo com o Myerson, é “super difícil” começar do zero. Lição essa que a Microsoft aprendeu com a dura experiência quando ignorou o Windows Mobile 6.5 e partiu para o Windows Phone 7 em 2009, um esforço que durou 2 anos.

surface-phone-conceito

Myerson explicou ainda que era fácil justificar os poucos investimentos em crescimento, mas que por razões estratégicas, tais como a manutenção e o suporte, são muito mais difíceis de defender. “Às vezes, quando você investe em crescimento é mais fácil, mas quando você investe em estratégia e inovação, as pessoas tendem a questionar isso.”, observou e continuou, “Eu acho que é inquestionável um papel futuro nos processadores ARM e a conectividade mobile é incrível e nos faz tão bem.”

Agora com essa entrevista, ficou claro que a estratégia da Microsoft é realmente inovar no setor mobile e não mais seguir a “maria vai com as outras”. A Microsoft quer unir tecnologias que sejam úteis na vida das pessoas. A questão no entanto, é saber se os usuários tradicionais e corporativos querem adotar um sistema operacional que está apenas engatinhando. Ou seja, por agora, o foco da Microsoft é inovar, por isso o baixo investimento no setor de telefonia da empresa.

Você pode ler a entrevista completa(em inglês) no ZDNet clicando aqui.

Fonte: MSPU

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.