Microsoft optou por não trazer diversos atalhos gestuais para os Lumias 950 e 950 XL

Desvalorizados por trazer uma construção fora do padrão e um sistema pouco popular, os Lumias 950 e 950 XL não conseguiram impressionar o mundo com o que vem por de baixo do capô. Mesmo com configurações de ponta e câmeras surpreendentes, os últimos modelos lançados sob a linha a Lumia ficaram mais conhecidos por trazerem pela primeira vez o Continuum em um dispositivo da Microsoft, mas acabaram perdendo fôlego por conta do progresso lento que o Windows 10 Mobile se encontra.

O grande problema com a comercialização destes dispositivos pode estar atrelado a sua falta de diferenciação em relação ao resto da linha. Mesmo que traga um hardware mais parrudo e algumas novidades interessantes como o Continuum e o Windows Hello, para um consumidor comum fica difícil justificar o seu preço, já que ele traz o mesmo design, o mesmo conceito e apenas capacidades a mais de desempenho, que graças ao bom desempenho do Windows 10 Mobile em smartphones mais baratos acaba por não se destacar entre as tarefas básicas.

De acordo com os entusiastas  @tfwboredom@gus33000, a situação poderia ser um pouco diferente para estes modelos. Isso porque recentemente foi descoberto que a Microsoft decidiu não adicionar algumas funções bastante interessantes ao lançamento destes dispositivos, que poderiam ter tornado seu anúncio ainda mais interessante, oferecendo maior vida útil. Estas funções tem base em diversos gestos, assim como os utilizados pela linha Moto, permitindo uma navegação mais inteligente e dinâmica em alguns recursos básicos do smartphone.

Ainda que nenhum destes gestos possa ser apontado com um divisor de águas, o conjunto é bastante interessante e teria a capacidade de significativa de melhorar a experiência geral do usuário com o sistema. Entre as novidades mais interessantes temos a capacidade de ativar os sensores para reconhecer quando o usuário esta olhando para a tela, impedindo da mesma se apagar, assim como adaptar o teclado para a posição que você esta segurando o dispositivo ou silenciar chamadas através de gestos básicos.

Nunca ficou claro o porque da Microsoft abandonar estes recursos e jamais chegar a de fato adiciona-los nos Lumias 950 e 950 XL, mesmo com todos os grandes pacotes e pequenos updates corretivos que ocorreram durante o suporte destes modelos. Ainda é possível supor que estas funções tenha sido fruto do desenvolvimento do cancelado Lumia McLaren, e até hoje ainda não tenham encontrado um estágio comercial aceitável.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.