Microsoft quer mais do que nunca que você tenha um celular com Windows

Windows-Bridge-for-iOS

Geralmente, aqueles que possuem um celular com Windows é porque realmente gosta, pois é fluido, leve, responsivo – essas são algumas das qualidades citadas entre os fãs. Embora estes smartphones possuam essas qualidades, há um outro ponto que frustram os usuários – a precariedade em certos aplicativos. Além disso, atualmente esses smartphones faz parte de pouco mais que apenas 1% de todo o mercado de smartphones.

A maioria dos aplicativos estão disponíveis, em grande escala, apenas para Android e iPhone. E tem desenvolvedor que tem seu aplicativo para Windows mas nem faz questão de divulgar, pois para quê ocupar um espaço com algo que só atinge 1% dos usuários?

Só que agora com o Windows 10 Mobile a realidade está sendo bem mais consistente. Já falamos aqui diversas vezes sobre os novos projetos da Microsoft que possibilita a portabilidade de apps e jogos de outras plataformas muito mais fácil para o Windows 10. (mobile e PC). A nova ferramenta que pode fazer com que você, finalmente, compre um celular com Windows em breve: o Project Islandwood, uma das ferramentas para portar aplicativos do iOS para o WUA (Windows Universal Applications). Existia também o Project Astoria – que transportava os aplicativos de Android -, mas este foi cancelado devido a problemas no software (o que não é um problema, já que a maioria dos apps estão no iOS).

iOS Android Windows 10

Como o processo de portabilidade de um app pode demorar dias, semanas, meses, muitas empresas nem se dão ao trabalho de fazer um aplicativo para o Windows 10 (embora isso já esteja mudando). Quem quer apenas 1 ou 2% do mercado? Bem! O Project Islandwood precisava ser muito simples para valer a pena. E aparentemente é.

Um desenvolvedor resolveu testar a ferramenta e fez com que um popular jogo de iPhone – Canabalt – se transformasse em um jogo de Windows em sua plena extensão .APPX tudo isso em menos de 5 minutos. Menos de 5 minutos para conseguir deixar um jogo 100% funcional em qualquer celular, computador, tablet e Xbox com Windows 10.

E mais uma vez: menos de 5 minutos para transformar um aplicativo de iPhone em um WUA. O que você faz em 5 minutos? Para um desenvolvedor que conseguiu portar um software de uma plataforma para outra isso é muito, muito rápido. Confira:

Isso deverá permitir que uma ampla base de aplicativos não disponíveis atualmente para Windows (alô, Clash of Clans?) seja transportado em breve… quem sabe. O que também ajudará com que 99% do mercado de smartphones tenha a oportunidade de ver a mesma qualidade de um aplicativo presente no iPhone esteja também disponível na plataforma Windows. E a Microsoft conta com isso.

Exemplos de portabilidade já vista:

Via: infoMoney

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.