Início » Meu-Android » Moto G4: Como lidar com problemas como Burn-in e Ghost Touch

Moto G4: Como lidar com problemas como Burn-in e Ghost Touch

Moto G4

Se existe uma responsável por auxiliar a Motorola a se reerguer das cinzas, essa com certeza é a linha Moto G. Conquistando diversos fãs desde a primeira geração por sua relação custo x beneficio incrível, a família de intermediários da Motorola fez sua fama rapidamente entre os países emergentes e os consumidores que procuram o básico e funcional. Contudo, depois de obter vendas em larga escala e conquistar a confiança do consumidor, é normal que o desenvolvimento acabe por relaxar e trazer aparelhos menos caprichados, contendo uma falha no sistema ou as vezes até de hardware.

O novo intermediário da Motorola caiu nesta regra, trazendo alguns problemas peculiares que tem tirado o sono de alguns dos seus usuários. A quarta geração do famigerado Moto G (e a sua variante Plus) tem sofrido com alguns problemas relacionados a sua tela e o touch, sendo eles o Burn-in e o Ghost Touch.

O Burn-in é um velho conhecido de quem já teve muitos smartphones, pois não é um problema incomum ainda que sempre imprevisível. O defeito que geralmente está relacionado ao mal funcionamento do display faz com que alguma forma anteriormente exibida permaneça na tela mesmo depois de fechada.

Isso ocorre quando os compostos de fósforo que emitem luz para produzir imagens percam a sua intensidade com o uso prolongado, como em telas always ON, ou ao jogar um mesmo jogo que possui um botão que permanece em algum ponto por toda a jogatina, como se “imprimisse” a imagem exibida na tela.

burn-in

Esse efeito é mais recorrente em telas AMOLED, devido a forma que ela acende individualmente os pixels, mas as telas LCD IPS como a dos Moto G não estão livres. A forma mais precisa de lidar com o problema é fazer uso da assistência técnica (por muitas vezes apenas eles poderão resolver), pois trata-se de um problema no hardware. Mas caso você queira tentar antes de levar o seu aparelho ou não possua mais garantia, existem alguns apps que podem te auxiliar na tentativa de resolver o problema autonomamente:

App Screen Burn-in Tool

É bastante improvável que você nunca tenha visto um programa com esta funcionalidade. Trata-se simplesmente de uma sequência de cores primarias sendo exibidas e alternadas em full screen para tentar liberar os pixels presos do seu smartphone. O Procedimento leva em torno de 30 minutos, portanto, esteja com o seu smartphone carregado.

screen-burn-in-tool

App AMOLED Burn-in Fixer

Para tentar forçar os pixels atingidos pelo problema a se desvencilharem da imagem presa este programa faz uso do esquema de cores invertidas e negativas, funcionando basicamente da mesma forma que a opção anterior, porém com uma palheta de cores diferentes. O procedimento tem o tempo de 15 e 25 minutos para chegar ao fim.

amoled-burn-in-fixer

App Screen Adjuster Free

Caso nada der certo, este deve ser o programa ideal para você. Apesar de não solucionar o problema, este app permite que você diminua a intensidade dos tons exibidos pela tela do seu smartphone, diminuindo a percepção do efeito burn-in. Alguns usuário ainda afirmam que a longo prazo o uso do aplicativo auxilia a extinção do problema. Basta regular as cores a sua preferência e clicar em “Adjuster Off” para aplicar as alterações.

screen-adjuster-freeProblema Ghost Touch

O “toque fantasma” é um problema ainda mais irritante que finalmente trouxemos uma solução simples. Um aparelho com este defeito apresenta toques independentes na tela e por vezes acaba por limitar o usuário de atender uma ligação ou realizar alguma ação por permanecer ativo em um local diferente da tela.

Sendo mais recorrente se deparar com a falha enquanto se carrega o dispositivo, o mais recomendado é não utilizar o seu aparelho enquanto carrega, ou ao menos tentar utilizar outro cabo USB.

Abaixo está um vídeo curto que mostra como resolver esta situação:

Contudo, se o vídeo acima não solucionou o seu problema, a única forma de resolver é levando em uma assistência autorizada Motorola.

Via. Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.

  • Gilson Vladmir

    Meu Moto G4 Plus está com um bug de travamento, onde a tela se bloqueia sozinha e não desbloqueia mais, exigindo que o celular seja reiniciado. Isso é o Burn In?

  • Anselmo Pereira

    eu geralmente não comento nada mas nossa vcs me ajudaram muiiito com o problema de toque fantasma com o video acima. Uffa! Valeu mesmo!!!!!

  • Sandrine Machado

    Atualizei o software do meu moto g4 plus e agora não sai da parte CONFIGURAR tento entrar em qualquer coisa e volta pra tela configurar. O que pode ter acontecido?

  • Kaique Leonardo

    Olá tenho um moto G 4 estou com um problema de burn-in.
    Quando fico muito tempo no app quando saio ele fica a imagem do aplicativo na tela .

    Alguém sabe como resolver ?

  • Ronny Landmarks

    Bom, o meu s começou a ter esse problema de Ghost Touch quando atualizei para o androide para 7.0 nougat e ocorrer mais quando coloco o fone pra escutar musica….to pensando e reinstalar o android anterior 6.0 pra ver se resolve

  • Rafael Soares

    Resolvi o problema do meu Moto G4 Plus de forma muito simples, ele apresentou por muito tempo aquele Ghost Touch, felizmente um dia resolvi reduzir a luminosidade da tela, pronto, resolvido o problema, hoje percebo que quando coloco o celular na luminosidade máxima, ele de imediato começa a apresentar o defeito ghost touch, claro que é chato ter que ficar com a luminosidade reduzida, mas melhor do que ficar com um celular com toques fantasmas 😉

    • STEPHANIE BARTH

      o meu aconteceu o mesmo quando diminui a luminosidade porem, quando preciso dele com brilho fica ruim isso

    • Anselmo Pereira

      Man atraves do video acima voltei usar p brilho numa boa ta ótimo!!!!

  • Eduardo Spinelli

    E só desligar o brilho adaptável, e diminuir ao máximo o brilho da tela. Pronto problema de touch ghost resolvido. No meu funcionou e já fazem 2 meses que não me aperreia mais. Agora se vc aumentar o brilho ao máximo o ghost volta novamente. Espero ter ajudado

  • Eduardo Spinelli

    Eu tenho a solução para o touch ghost. Fácil e simples sem precisar levar a assistência. O meu ficou bom. O touch ghost não te pertuba, só se vc quiser

    • Regiane Tavares

      E qual é a solução…Conta aí ..

      • Eduardo Spinelli

        Regiane Tavares vc vai fazer o seguinte: vá em configurações, Tela e desative o brilho adaptável. Depois diminua ao máximo o brilho da tela. Issodeu certo no meu moto g4 plus. Agora se vc aumentar o brilho novamente o touch ghost volta a te incomodar.

        • Regiane Tavares

          Obrigado Eduardo, vou tentar, espero q dê certo.
          Boa noite!

          Em 14 de fev de 2017 10:05 PM, “Disqus” escreveu:

          • Eduardo Spinelli

            Espero e torço pra que dê certo no seu tbm. Boa noite

  • Eduardo Spinelli

    Eu tenho a solução pra esse problema de ghost touché. Fácil e simples. O meu pelo menos ficou bom

  • Marcelo RC

    o meu moto g4 xt 1640 , do nada travou na tela select boot mode:
    FASTBOOT mode…
    e não sai dela de jeito nenhum , alguem ja passou por esse problema???

  • Cleber Osmir Elshadai

    Algum juiz poderia criar uma citação de obrigação de troca de quem está com esses problemas… Veio a nova atualização Nougat, e achávamos que ajudaria a resolver, mas não… O meu está com mais freqüência de touch gosth…ta chato isso viu…

    • Roberto Machado

      vc pode entrar no juizado de pequenas causas combrando o seu dinheiro de volta ou um outro equipamento, caso ele demore mais de 30 dias na assistencia tecnica ou vc envie o equipamento ate 3 vezes para a assistencia com o mesmo problema e ele nao seja resolvido. vc pode cobrar o valor q pagou no equipamento e pedir mais uma indenizacao pelo incomodo e pelo o tempo no qual ficou sem o equipamento. Ja fiz isso com a samsung.

    • Eduardo Spinelli

      vc vai fazer o seguinte: vá em configurações, Tela e desative o brilho adaptável. Depois diminua ao máximo o brilho da tela. Issodeu certo no meu moto g4 plus. Agora se vc aumentar o brilho novamente o touch ghost volta a te incomodar

  • Giovani

    Poxa, taca na dúvida entre o moto e o j7 prime, acho o moto bem mais bonito e ele aguenta bem mais os jogos pesados, ja o j7 nao aguenta muito não, mas acho que vou no j7 ou talvez no a5, mas tb tenho receio de celular todo de vidro rsrs… Mas o moto eu vou deixar passar, uma pena…

    • Max Irons

      E o Zenfone 3?

      • Giovani

        pois é, já me decidi no zenfone 3, só tá faltand a grana agora…

  • Alexandre Palaretti
    • andre bashalidis

      obrigado aki funfou . asus zenfone 3 max

  • Alexandre Palaretti

    pessoal, o meu moto g4 plus estava com esse maldito ghost touch tb, burn in e tudo mais, segui o turorial e resolveu o problema, segue ai, e espero ter ajudado https://www.youtube.com/shared?ci=prWh0vR6oEM

    • Paulo

      isso funcionou no G4 Plus?

  • Leandro Cristovao

    Não recomendo LeNovo. UMA BOSTA!!!!

    Aquece demais e tem o problema com os toques fantasmas. Não saio mais SAMSUNG

    • Rodrigo

      Boas explosões!

      • Max Irons

        hahahahaha

  • Steph

    Meu moto g4 plus apresenta uma série de problemas: esquenta enquanto uso a câmera, não dá para usar enquanto carrega ou o celular fica louco abrindo e fechando, digitando sozinho tudo. Bug no whatssapp quando clico para escutar audio a tela fica preta. Isso é o que eu lembro agora, mas tem mais! depois eu escrevo aqui

    • Alexandre Palaretti

      usa esse tutorial, comigo deu certo https://www.youtube.com/shared?ci=prWh0vR6oEM

      • Tiago Ferreira

        Obrigado por compartilhar resolveu o meu aqui também

    • uanderson

      Man, a tela fica preta por causa do sensor de proximidade

  • Ary Arai

    Meu Moto G4 plus estava com problema de ghost touch com dois dias de uso, mas durante o uso do dia dia mesmo. Li em vários lugares que a assistência técnica não está sabendo resolver todos problemas.
    Lembrei que o problema começou quando ativei o comando de voz do google now. Desativei e o problema parou já há 1 semana que não tenho mais esse problema. Não sei se é coincidência… O brilho adaptável sempre usei.

  • Brn

    Estava cogitando comprar o G4 Plus, mas depois de ler várias matérias sobre o mesmo problema…

    • aislan evers

      vai comprar qual ?

      • Max Irons

        Zenfone 3 é uma boa alternativa.

        • Arthur Luna

          Zenfone 3 também já tem vários relatos de Ghost Touch.

    • Ricardo Conrado

      Recomendo o Zenfone 3 max. Tem um otimo desempenho e a bateria dura 1 dia e meio, mesmo usando bastante.

  • Rodrigo

    Eu comprei o moto g 4 plus e desde o começo percebi o toque fantasma com o tempo foi piorando, tive q enviar pra assistência voltou igual a primeira vez, enviei de novo aí eles me enviou de volta um novo na caixa . Até agora esse novo não apresentou nem um defeito, mas ainda tenho medo.

  • Sued Henrique

    Para resolver o toque fantasma basta ativar o brilho automático, para na hora, as vezes ainda faz. Mas bemmmmm menos. Pode testar

  • Caio Cerqueira

    Eu tinha um Tablet de marca. Fiquei 3 meses usando ele normalmente. Depois começou a travar e apresentar ghost touch. Seis meses após a compra eu taquei ele no chão só de raiva

    • Max Irons

      Parabéns.

  • Ricardo Tadeu

    O meu fica o tempo com esse ghost touch, chega a ser insuportável toda vez q ligo a tela ele começa a abrir td, aí tenho q ficar apagando várias vezes a tela para o problema parar. E isso é sem está carregando, não queria levar na assistência mas não vai ter jeito, ainda bem q tem 3 anos de garantia mas só 3 meses de uso.

  • Nicolas

    O pessoal ta falando que não adianta mandar pra assistência.. volta com o mesmo problema… Único jeito que minimiza o problema eh usar brilho automático , pra mim parou de aparecer essa desgraça. Se voltar vou vender esse aparelho que não foi testado antes de vender e Motorola nunca mais, tinha o moto e, já havia apresentado diversos bugs e falhas… Dei outra chance e me fodi rs

    • Nicolas

      Que pena ter que tomar essa decisão , o celular eh ótimo tirando isso… Sistema rápido e câmera boa , porém esses dois problemas o condena.

    • Cocorotes

      O único jeito é exigir o ressarcimento do aparelho, uma vez que ninguém compra um aparelho CARO, para viver com um defeito eterno. Brasileiro tem que deixar de ser besta e exigir seus direitos, é direito de todos. Burn in e Ghost Touch é falha, é defeito. EXIJAM A TROCA POR OUTRO APARELHO OU RESSARCIMENTO.

      • Steph

        Mas como faz depois que já passou os 7 dias de arrependimento das compras online? Quero devolver o meu 🙁

        • Ismael Costa

          Se a assistência não resolver o problema, deve dar um novo ou devolver seu dinheiro.

  • Marcelo Monteiro

    O meu com 5 meses de uso apresentou o tal Burn-in,usei todos esses aplicativos,e nenhum resolver o problema do hardware,levei na assistência e em 48 hs me devolveram com uma tela nova ,sabe lá quanto tempo vai durar,actedito que seja defeito crônico da chinesa”lenovorola”,ainda não ouvi dizer que os iPhones mesmo vindos da China,apresente esse problema.

  • Pablo L. Sant’anna

    Para praticamente acabar com o burn-in, basta baixar o app filtro de luz azul, selecionar o filtro preto e por a opacidade em 10%.

  • Estou com o problema de ghost touch no meu G4 Plus. Ele ocorre as vezes enquanto ta carregando. Existe a possibilidade do problema se agravar? Não estou muito afim de levar pra assistência.

    • Bruno Mariano

      O meu se agravou, já levei na assistência e voltou no sábado… Mas domingo o problema voltou de novo… Motorola nunca mais muito relaxo da marca não testou o aparelho antes de lançar…

      • Se agravou em que nível?

        • Bruno Mariano

          Ao nível de desbloquear o celular e não conseguir mexer porque não para de tocar sozinho…

          • E antes era só no carregador o problema? Acho que vou mandar o meu pra assistência hein…

          • Bruno Mariano

            O meu só era no carregador mas depois ficou sem ele é depois ficou impossível de usar… Mas mandei para assistência e não resolveu e vou ter que mandar de novo…

          • StopManx

            Tipo eu uso o g2 e Tb tem esse problema mas é só durante o carregamento e as vezes mesmo no carregador ele fica normal mas oq irrita muito no g2 é sinal de operadora ele oscila muito tipo tá vc usando 3g ou 4g e do Nd caiu para 2G e demora até voltar e não é a operador pq nos outros smartphones fica tudo ok, nunca mais um celular dá Motorola é cheio de problema

    • Bom, costuma piorar. É um problema com a peça e infelizmente não existe um procedimento corretivo, ainda que a precaução para se impedir a progressão é não usar enquanto o aparelho carrega, principalmente se apresentar altas temperaturas.

      • Leonardo Rocha

        no meu moto E tbm. O que causa isso? o meu fica até sem carregar… é preciso trocar a tela?

        • Nem sempre é o display, mas geralmente sim. As vezes esta em conectores da placa o problema.

    • Felipe Amaral

      O meu era só quando carregava…depois de semanas piorouu e era de 10 em 10 minutos.
      Ontem dei um Hard Reset e até agr n “endoidou”

    • Vito O.

      Procure por aplicativos de calibração de touch, varias pessoas tem dito que tem resolvido o problema. E depois de faze-lo, evite usar o celular enquanto carrega e ate evite usar o carregador turbo, no pior dos casos.

    • Alexandre Palaretti

      segue tutorial para resolver, o meu deu certo https://www.youtube.com/shared?ci=prWh0vR6oEM

      • Flammarion Finoti de Oliveira

        Prezado, tenho um Moto G4 e seguindo esse tutorial, não consegui encontrar na lista dos apps dentro dá otimização o primeiro que é apontado no vídeo: System UI. Que após é esse?
        Grato

        • gpgabrielpaiva

          Interface do sistema em português.

    • Eduardo Spinelli

      Vc já ajeitou o seu celular com o problema de touch ghost?

    • Julio Caeser

      sim vai ficar pior com o tempo, tenho um zenfone 2 e começou a dar esses problemas e agora está praticamente impossível de mexer nele
      a parte de cima parou de funcionar uma distância de 1 dedo de largura

    • Luthy

      Geralmente acontece isso no meu quando usava o carregador turbo mais depois que troquei pelo carregador do moto g3 problema sumiu

    • uanderson

      atualizamos a matéria com uma possível solução.

    • Bee

      Não, não vai se agravar com o tempo.
      O problema ocorre porque a amperagem do carregador é alta, e a quantidade de elétrons passando por um determinado resistor faz com que ele “sobrecarregue” temporariamente, e produza um pequeno feixe de onda emetrostatica, parecida com oque as telas capacitivas reconhecem no seu dedo. A solução pra isso é comprar um carregador com uma amperagen maior e uma voltagem um pouco menor, pois quando o tamanho dos elétrons no sistema de resistores de controle de carga são menores, existe menas chance de ele se sobrecarregar. Outra solução também (nem sempre funciona) é configurar o display com o brilho abaixo dos 40%, pois ele se torna menos sensível as ondas eletrostáticas quando menas energia está passando pelos componentes existentes na tela.

      • Luciano Telles

        Perfeita análise!

  • Sátira Mortadela – Microsoon

    Comprei um moto G4 DTV, faz quase 2 meses e está tudo perfeito. É um ótimo aparelho, sem travamentos e com uma ótima câmera!