Muito provavelmente você está carregando a bateria do seu celular incorretamente

Hoje em dia um dos maiores dilemas de quem adquire um celular novo é conseguir fazer com que o consumo de bateria não se torne uma dor de cabeça, o grande vilão por trás do investimento realizado, principalmente quando este é feito a prazo e depois de muita pesquisa.

Isso deve-se ao fato que, a maior parte dos compradores da atualidade, vêm de uma geração onde os celulares tinham baterias que duravam dias e até mesmo semanas, mas hoje em dia, apesar dos aparelhos serem mais inteligentes, esta autonomia não consegue ultrapassar um ou dois dias.

Por este motivo, a crescente preocupação com a vida útil dessa peça fundamental é válida, já que o fluxo de recargas se multiplica de acordo com a capacidade do smartphone e isso prejudica fortemente a saúde da bateria.

Ao decorrer do tempo algumas informações sobre as baterias foram ficando ultrapassadas ou então equivocadas. Neste artigo, vamos mostrar algumas verdades e desmascarar algumas mentiras sobre a bateria do seu smartphone ou tablet, contribuindo assim para que você possa aumentar a vida útil do mesmo.

Preciso fazer uma carga completa na primeira vez de uso?

Não, você não precisa carregar por um tempo determinado ou completamente antes de ligar seu smartphone novo pela primeira vez. Já foi comprovado que nas baterias mais novas, que são de íons de lítio, não é mais necessário dar uma carga antes de ligar e usar o aparelho.

Tudo bem se recarregar pela entrada USB do computador?

Não é saudável. A conexão USB do seu computador não tem uma corrente de energia estável, causando oscilações que podem acabar prejudicando a sua bateria, além de que o carregamento via USB é bem mais lento que o convencional ou wireless.

Quanto maior a capacidade da bateria em miliampere-hora maior a autonomia?

Na verdade, a capacidade real de duração da bateria não é medida pelo mAh, mas sim pelas funções e otimizações presentes em seu dispositivo. Quanto mais potente for seu aparelho, mais energia ele consumirá e menor será a duração da bateria comparada a um smartphone menos potente contendo a mesma capacidade.

Preciso deixar a bateria cair ao 0% para poder carregá-la novamente?

A resposta é não. Isso acontecia no passado pois ela poderia viciar caso você não a carregasse num ciclo completo, hoje não é mais preciso, além disso, esse tipo de carga pode ser prejudicial. Evite deixar sua bateria chegar aos 0% pois ela perde a vida útil e, em alguns casos, pode até fazer seu aparelho morrer. Plugue o carregador quando estiver no mínimo 15%. Os celulares de hoje em dia costumam emitir um alerta quando isso acontece.

Preciso carregar sempre até os 100%?

Em baterias atuais, você pode desconectar o seu aparelho do carregador em qualquer porcentagem da bateria. As baterias atuais de íons de lítio dispensam os ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode desconectar o equipamento da tomada antes da bateria estar em 100% carregada.

Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Não, não é bom deixar a bateria carregando mais que 8-10 horas. É sempre bom deixar a bateria carregada entre 20% e 80% fazendo recargas curtas em vez de longas. Entretanto, carregadores atuais tem um mecanismo que pausa o carregamento assim que a bateria chega aos 100%, por isso, talvez seria bom conferir no manual ou pesquisar mais a respeito para ver se isso realmente se aplica ao seu dispositivo. O ideal seria recarregar o celular várias vezes durante o dia, fazendo cargas curtas ao invés de longas e sempre recarregar entre 15 e 80% .

Aplicativos de economia de bateria realmente funcionam?

A maioria dos aplicativos para economizar bateria não funcionam corretamente. Em vez de servirem como auxiliar na economia da sua bateria, muitas vezes eles são inúteis e contribuem para diminuir a performance do telefone e só fazem drenar mais bateria.

Posso mexer no aparelho enquanto está carregando?

Sim, você pode, mas deve evitar. Ao usar seu smartphone enquanto ele é carregado ele pode superaquecer e prejudicar a vida útil da bateria. A temperatura máxima recomendável para deixar sua bateria saudável é de 40°C. Por isso mantenha seu celular em um local arejado e não deixe ele exposto ao sol ou a temperaturas muito baixas.

Seguindo esses passos vocês cuidarão melhor da bateria de seus smartphones e farão ela ter uma maior vida útil. Lembrando que a bateria e o carregador usado devem ser originais da fabricante. Nunca use aqueles carregadores genéricos vendidos nas feiras, pois eles podem causar estragos no seu celular!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.