Não é só Microsoft: Google também vai fazer uma limpeza na Play Store

apps-android-google-play

Nos últimos dias, vimos a Microsoft iniciar uma ação contra aplicativos fraudulentos na Windows Store. Agora, estamos vendo o Google iniciar também uma limpeza para tornar a loja de aplicativos mais confiável para o usuário final.

De acordo com a analista de Kazushi Nagayama,  a Google Play contém diversos aplicativos de desenvolvedores que estão sendo promovidos de forma ilegítima. Felizmente, os responsáveis pela Play Store já estão cientes do caso e começaram a pressionar os desenvolvedores.

A partir de agora, a Google vai remover aplicativos que se promovem ilegalmente, como uma forma de proteger a integridade da loja do Android. Uma ação radical para tentar proteger usuários que dão valor ao número de downloads de um aplicativo ou até mesmo instala determinado app com base na opinião e avaliação dos usuários.

googleapps

Em uma declaração, a Analista de Pesquisa de Qualidade e gerente de produto Kazushi Nagayama, diz que toda sua equipe está lutando para manter a Play Store confiável e livre de fraudes e spam’s:

Nossas equipes vem trabalhando para melhorar a qualidade dos nossos sistemas de descoberta. Estes sistemas de descoberta de conteúdo garantem que os usuários possam encontrar e baixar aplicativos que eles vão adorar. De vez em quando, observamos casos de desenvolvedores que tentam manipular a colocação de seus aplicativos através de meios ilegítimos, como instalações fraudulentas, comentários falsos e classificações incentivadoras. Estas tentativas não só violam a Política de desenvolvedor da Google Play , mas também prejudica a nossa comunidade de desenvolvedores por dificultar suas chances de serem descobertos ou recomendados através de nossos sistemas.

Hoje estamos lançando o aprimoramento dos sistemas de detecção e de filtragem para combater tais tentativas de manipulação. Se uma instalação é realizada com a intenção de manipular a colocação de um aplicativo no Google Play, nossos sistemas irão detectar e filtrá-lo. Além disso, os desenvolvedores que continuam a exibir tais comportamentos poderão ter seus aplicativos removendo da Google Play.

Essas são mudanças muito importantes, que irão ajudar os bilhões de usuários que acessam constantemente a loja de aplicativos do Android, e assim, fazer com que eles possam sentir um nível mais elevado de transparecia e integridade na Play Store.

Fonte: BlogAndroidDeveloper

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.