NASA escolhe a Nokia para implantar uma rede 4G na Lua

Por mais louca que pareça essa notícia, ela é real! A Nokia ganhou um contrato junto a NASA, a agência espacial norte americana para implementação de uma rede 4G na lua.

O contrato entre a NASA e a Nokia está avaliado em US$ 14,1 milhões de dólares, e ele consiste na instalação de uma rede de dados 4G, com a possibilidade de passar por upgrade chegando ao 5G, sendo a primeira rede LTE/4G no espaço, segundo a NASA.

“O sistema pode suportar comunicações da superfície lunar em distâncias maiores, velocidades aumentadas e fornecer mais confiabilidade do que os padrões atuais”, diz o anúncio.

A idéia da implantação da rede é para facilitar a comunicação e suporte da operação sem fio dos Rovers lunares com a NASA, bem como streaming de vídeos direto do solo lunar.

Segundo o setor de pesquisas da Nokia Bell Labs, a rede será construída para ser compacta e eficiente, bem como “especialmente projetada para suportar as condições extremas de temperatura, radiação e vácuo do espaço”.

Segundo o site UPI, a NASA disse em uma transmissão ao vivo que a rede se estenderia a espaçonaves e ajudaria a desenvolver tecnologias adequadas para a lua.

Embora ainda não exista detalhes sobre como e quando esse projeto se tornará real, tudo que vem sendo feito é para corroborar com o processo de implementação na base lunar fixa até 2028.

Em breve os astronautas poderão postar suas selfies tiradas na lua em seu Instagram sem ter que esperar voltar a terra para usar seu 4G.

Fonte

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.