Antes do Android e iOS: Nokia 7650 foi o primeiro smartphone com sistema para multitarefa e uma câmera

A ascensão e queda da Nokia nos primeiros quinze anos do século XXI foram ocasionados pelo lançamento de diferentes dispositivos da marca. A empresa começou a produção de celular como uma das pioneiras, mas acabou criando diferenciais ao implementar câmeras nos celulares.

O primeiro a ter essa qualidade foi o Nokia 7650, que trazia uma câmera digital que conseguia exibir capturas na resolução 640×480 pixels em formato JPG. Além disso, o espaço interno de 4 MB fazia com que fosse possível manter essas fotos dentro do celular por mais tempo.

O design dele era bem atrativo, mas o fato de necessitar abrir o teclado para consegui fotografar fazia com que ele virasse um “trambolhão” nas mãos, e ainda servia para “dedurar” quando alguém ia fazer fotos de maneira reservada.

  • Nokia 7650

Ainda em relação a parte visual, ele contava com tela de 2,1 polegada com resolução 176×208 pixels e trazia a possibilidade de reproduzir até 4.096 cores, algo que era muito bom para a época. Na parte de software, o Nokia 7650 foi o primeiro smartphone de vasta comercialização do mercado a rodar o sistema operacional Symbian.

Este sistema foi desenvolvido para rodar em dispositivos com processador 32 bits single-core (núcleo único), que trazia um clock de 104 MHz, o que era de bom uso para apps que abriam em formato Java ou Apps desenvolvidos para o próprio Symbian.

Nokia 7650

Lançamento

Symbian OS foi lançado em 2002 para alimentar a maioria dos smartphones da Nokia. Um sistema com uma interface gráfica de usuário completo, deste modo foram desenvolvidas três interfaces gráficas sendo a principal a S60, no qual era voltado aos dispositivos mais avançados.

O Nokia 7650 ganhou um grande espaço no mercado mobile pelo fato de conseguir ser responsável pela consolidação da Nokia neste novo formato, algo que ainda rende elogios nos dias atuais. O aparelho foi lançado no mesmo ano de lançamento de seu sistema operacional, ou seja, em 2002.

E aí, você chegou a ver ou usar esse aparelho? Se sim, compartilhe a sua experiência!

Sobre Jucyber

Só uma garota apaixonada por tecnologia, mundo nerd, ficção científica e carros. CEO e criadora de conteúdo do TECNOAGE, Redatora no TudoCelular e freela aqui no Meu Smartphone quando solicitada.