Nokia e Xiaomi disparam na frente quanto o assunto é “dar atenção” a todos os seus celulares

Ainda que figure entre os eletrônicos com maior tendência de renovação em curtos períodos, ao observarmos os índices mais recentes podemos notar que smartphones tem resistido melhor ao apelo do mercado. Pesquisas mais recentes indicam que o ciclo de renovação nos E.U.A, China e Europa tem chegado próximo aos 30 meses, tornando assim, cada vez mais valioso o suporte oferecido pelas fabricantes.

Seguindo um padrão claramente decepcionante, os dispositivos mais vendidos tem sido contemplados em uma media de apenas um ou até mesmo nenhum update em todo o seu ciclo de vida, sendo uma exceção apenas nas gamas mais altas.

Isto pode ser observado de maneira clara através dos dados coletados nas pesquisas realizadas pela Counterpoint Research, que indicam uma baixíssima taxa de aparelhos lançados nos últimos quatro meses que foram atualizados para a versão mais recente do Android pelas suas fabricantes. Contudo, enquanto algumas companhias tenham atualizado apenas 5% dos seus dispositivos, a HMD ocupa uma posição indisputável com 96% dos seus aparelhos rodando o Android Pie.

Relatório em gráfico

Como se os números não impressionassem por si só, torna-se necessário destacar que a pesquisa limita um pouco a avaliação do excelente suporte oferecido pela companhia, visto que modelos como o Nokia 6 e Nokia 8 lançados em 2017 também receberam a última versão do robozinho.

Um ponto de destaque está nos dispositivos mid-range, que tem recebido grande atenção pela Nokia e Xiaomi, diferentemente das outras companhias. Impressionantemente, até mesmo os aparelhos vendidos por apenas $200 dólares tem recebido suporte completo da companhia.

Vale ressaltar também o tempo de entrega dos updates, uma vez que em apenas menos de um ano foram contemplados 96% do Portfólio Nokia. Isso pode ser contrastado com os índices da Samsung, que mesmo desfazendo a má fama de outrora, tem tido um delay de 12 meses para oferecer um update para atualizar seus aparelhos.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.