Celulares Nokia sem sistema personalizado; seria o Android One a melhor alternativa?

Antigamente nós conhecíamos os celulares Nokia com algumas opções de sistemas operacionais. Você poderia comprar um Nokia com o sistema Symbian S40 ou S60 e a escolha iria depender do perfil do usuário. Hoje, a fabricante se limita apenas ao Android One, onde não se tem opções com sistema personalizado. Mas por que dessa escolha?

O principal propósito do sistema Android One é proporcionar atualizações de maneira mais rápida para os usuários, algo que acaba sendo uma vantagem inteligente, principalmente para marcas, como a Nokia, que tem adotado isso como o maior destaque de seus aparelhos.

Porém, existem alguns compradores que, apesar de pegarem celulares com Android Puro, gostam de realizar modificações para dar uma cara mais pessoal ao dispositivo. Todavia, acabam se deparando com um impasse, que é a impossibilidade de realizar essas personalizações.

Segundo a Nokia, algo que foi ratificado pelo CEO da HMD Global, Juho Sarvikas, a empresa faz esse bloqueio para manter a segurança do sistema e dos dados que são inseridos pelos usuários no celular, mesmo que seja em algo necessário para globalizar o uso de um determinado modelo.

Mesmo que a justificativa tenha fundamento, muitos ainda ficam frustrados em não terem a mesma liberdade de modificação que outras empresas fornecem, bem como a própria Nokia disponibilizava na “era raiz”, onde alguns celulares poderiam ser usados com Symbian e MeeGo ou Crosslink, dando ao público uma usabilidade versátil, onde a escolha era de cada um.

Ainda há esperanças para alguns que essa forma mais “livre” de uso dos celulares Nokia volte um dia, algo que não precisaria ser tão aberto como antigamente, mas sendo um pouco mais maleável já abriria um leque de possibilidades para o público.

Fonte: Nokiamob

Sobre Jucyber

Só uma garota apaixonada por tecnologia, mundo nerd, ficção científica e carros. CEO e criadora de conteúdo do TECNOAGE, Redatora no TudoCelular e freela aqui no Meu Smartphone quando solicitada.