Nono dígito chegando aos números telefônicos da região Sul

9º-digito

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão recebendo hoje o nono dígito em números de telefones celulares. A região Sul é a última a adotar a mudança, encerrando o cronograma de alteração para todo território brasileiro com um nove “9” à esquerda em todas as linhas móveis.

As ligações originadas de outros DDDs para os celulares dessas áreas serão feitas da mesma forma como já eram realizadas antes, mas com a inclusão do dígito 9. O mesmo ocorrerá com o envio de mensagens de SMS e MMS.

Por um tempo determinado, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes e usuários. Gradualmente, haverá interceptações e o assinante receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, essas chamadas não serão mais completadas.

Alterando a agenda telefônica

Se você utiliza um iPhone ou Android, existem diversos aplicativos que facilitam essa tarefa: basta buscar “nono dígito” na loja da sua respectiva plataforma e baixar algum das opções disponíveis. Várias operadoras fornecem aplicativos individualmente, mas claro, você não é obrigado a baixar o App de sua operadora.

Se você usa Windows Phone você terá apenas uma opção que é o Nono Dígito Call, que foi lançado por um brasileiro há pouco tempo na Windows Store. Mas não sabemos se ele foi atualizado para novas regiões. Portanto, teste e nos diga através dos comentários abaixo.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.