Início » MEU-IPHONE » Nova tecnologia VoLTE começa a ser liberada gradualmente no Brasil, afirma TIM

Nova tecnologia VoLTE começa a ser liberada gradualmente no Brasil, afirma TIM

A nova tecnologia VoLTE está gradualmente chegando ao Brasil. Como já falamos aqui anteriormente, a nova tecnologia é oferecida por meio das operadoras locais e tem como objetivo oferecer suporte de ligação VoIP via conexão 4G. Quando disponível, o VoLTE elimina a necessidade da operadora alternar a sua conexão para 2G ou 3G assim que você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio fica drasticamente melhor: a TIM é uma das primeiras operadoras a oferecer isso no Brasil.

De acordo com uma entrevista dada ao portal Tecnoblog, representantes da TIM afirmaram que o VoLTE será liberado inicialmente em planos pós-pagos, seguido dos planos pré-pago. Isso se deve pelo fato de que a base de pós é menor, pois 74% dos celulares da TIM são pré-pagos.

Uma das primeiras cidades a receber o VoLTE é Brasília. O recurso será lançado ainda em julho nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia. A previsão é liberar o VoLTE até o final de 2017 em todas as cidades onde a TIM já opera com 4G de 700 MHz.

Como checar se meu smartphone suporta o VoLTE?

O VoLTE será ativado automaticamente em smartphones compatíveis. Claro, não haverá cobranças adicionais. No seu smartphone, acesse as configurações de rede de dados da operadora, e procure se há alguma opção para ativar uma especie de 4G LTE avançado.

E as ligações por Wi-fi?

A TIM afirma também que as ligações por Wi-Fi estão inclusas nos planos da TIM, mas não há prazo para ser implementada, mas lembre você que este é apenas um complemento ao VoLTE. A propósito, essa tecnologia irá funcionar com base no padrão 3GPP, ou seja, as chamadas vão alternar entre LTE e Wi-Fi (e vice-versa).

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.