Novo Android P irá bloquear qualquer aplicação como Substratum, entenda!

A Aplicação substratum caiu no gosto do usuário Android após o fim anunciado do projeto Cyanogenmod e seu motor de temas nativo, o CMTE. E ao que parece, mais uma pedra surgiu no caminho de quem gosta de personalizar o aparelho: A Google está planejando pôr um fim em apps que inserem sobreposições customizadas no sistema.

O Substratum tem o objetivo de customizar seu aparelho com centenas de temas diferentes, que podem ser pretos, claros ou transparentes. Em seu lançamento, funcionava do Android 6.0 Marshmallow ou superior, com necessidade de acesso super usuário. Porem, após algumas atualizações, foi possível utilizá-lo sem root no Android 8.0 Oreo, e agora parece estar sendo bloqueado no Android P.

Isso foi descoberto pela comunidade do fórum XDA ainda na primeira atualização beta do Android P para desenvolvedores. Ao tentar aplicar um tema através do Substratum, ocorre um erro que impede que as camadas sejam instaladas. E não para por aí, nem mesmo usuários com acesso root podem usar o motor de temas, porque não é possível força-los a serem aplicados, é necessário uma modificação no framework.jar para que eles passem a funcionar.

Tudo indica que a Google fez essa alteração propositalmente para que apenas camadas inseridas pelo sistema possam ser aplicadas. A equipe responsável pelo Subatratum pretende entrar com uma petição que pede a reversão das mudanças para que usuários pagantes do aplicativo não sejam prejudicados.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Google faz esse tipo de coisa. Recentemente houve um caso parecido, em que desenvolvedores podiam bloquear dispositivos com root e assim impedir que estes baixassem seus Apps a partir da Google Play, graças ao mecanismo SafetyNet, criado para verificar a integridade dos dispositivos Android.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.