Novo Bluetooth 5 permitirá maior alcance e velocidade nas transmissões

BluetoothO Bluetooth SIG revelou uma nova atualização para a especificação da tecnologia Bluetooth que será anunciada na próxima semana, no dia 16 de junho e se chamará Bluetooth 5,  a sua principal característica é que essa versão possui quatro vezes mais velocidade de troca de dados e dobra o alcance de transmissão do atual padrão do Bluetooth 4.2. Isso se traduz em transferência de dados de até 2 Mbps e alcance máximo de 300 metros em condições ideais.

Além de tudo isso o Bluetooth SIG disse que também vai oferecer muito mais suporte para serviços sem conexão, coisas como balizas que podem ajudar as pessoas a navegarem no interior de edifícios ou a céu aberto.

O roteiro para a próxima versão do Bluetooth foi esboçado no ano passado, mas o SIG – que tem gigantes da tecnologia como a Apple, Intel e Microsoft como apoiadores – vai levantar oficialmente a tampa sobre Bluetooth 5 em 16 de junho, em Londres. O grupo explica que escolheu o nome para simplificar a sua comercialização e tornar o padrão sem fio mais fácil de ser entendido pelos os usuários.

Isso é útil para outros dispositivos como a Microsoft Treasure Tag – um gadget que você prende objetos e à medida que você se afastar dele o Bluetooth te notificará, permitindo que você não se esqueça de onde deixou o objeto.Microsoft Treasure Tag

Ainda não se sabe se a nova especificação vai exigir um novo hardware, mas de qualquer forma, é provável que tenhamos de esperar até 2017 quando forem lançados novos dispositivos carregando essa tecnologia.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.