Novo Jolla C com Sailfish OS é lançado com intuito de atrair desenvolvedores

jolla c

Fundada em 2013 por ex-engenheiros da lendária Nokia, Jolla é uma empresa que desenvolveu o Sailfish OS baseado no Harmattan da Nokia, demonstrado pelo MeeGo e equipado pelo Nokia N9. O smartphone Jolla foi lançado originalmente com algumas deficiências iniciais bem evidentes tais como execução de aplicativos, bem como no sistema de rede 4G do aparelho, enquanto eram vendidos por € 399 .

Na última quinta-feira (26/05), a Jolla apresentou seu segundo smartphone, o Jolla C, oferecendo aos seus fãs e desenvolvedores como parte do programa de dispositivos Sailfish que surpreendentemente conseguiu vender todas as 1000 unidades do dispositivo.

Na Finlândia, sua terra natal, a nova iniciativa da Jolla foi vendida por 169 euros, mas sem quaisquer garantias de que o aparelho funcionasse corretamente. Apesar desse empecilho, o Jolla C está sendo tratado como um aparelho BETA para desenvolvedores do Sailfish, esta é uma forma que a Jolla criou para não se tornar uma desenvolvedora de hardware, mas precisando de um aparelho inicial para testes.

Outra forma popular que a startup conseguiu para se esquivar do compromisso com o cliente foi através do financiamento coletivo, a Jolla está aproveitando seus milhões em financiamento que conseguiu em duas campanhas através do IndieGoGo para realizar seu projeto de criar um Tablet com seu SO.

O Jolla C tem processador Snapdragon 212, tela de 5″, 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno. A câmera traseira é de 8MP e tem ainda uma bateria de 2,500mAh. Essa foi a forma da empresa tentar barrar o duopólio da Apple-Google. Infelizmente, não sabemos se a empresa irá conseguir.

Tenho uma certa paixão por startups, essas empresas que criam produtos pensando não só no dinheiro, mas também no cliente final. Infelizmente a Jolla já não tem um histórico tão bom, com suas campanhas delimitadas e falhas. Isso nos deixa um gosto amargo pela companhia, porém todos merecem uma segunda chance. O Sailfish tenta encontrar seu espaço, mas está indo pelo mesmo caminho do falecido Firefox OS.

Fonte: The Verge

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.