O futuro chegou: Google Pixel 2 / 2 XL são os primeiros dispositivos a incorporar o eSIM

Em um evento realizado nesta terça-feira (04), a Google apresentou oficialmente os novos Pixel 2 e Pixel 2 XL. Eles, portanto, chegaram com algo nunca visto antes no mercado mobile. Todos nós já estávamos acostumados com o uso de um cartão SIM, mas a empresa de Montain View adicionou um novo tipo de serviço telefônico – o eSIM, que leva o telefone para o futuro.

Um eSIM serve praticamente para o mesmo conjunto de tarefas de SIM convencional, tendo o diferencial dispensar o uso dos cartões e entradas para chips como conhecemos. Por estar incorporado ao hardware do smartphone. O eSIM identifica-se como uma peça interna, não sendo possível efetuar a sua remoção sem que seja necessário abrir o dispositivo. A Google está adotando a novidade para oferecer suporte ao Project Fi, que até o momento configura-se como a única rede com a qual você poderá se conectar através do recurso disponível nos novos modelos da linha Pixel. A opção ficará disponível imediatamente durante o processo de configuração inicial (boot) do seu Pixel 2 ou Pixel 2 XL.

Para o usuário comum, esta modificação trará vantagens a partir do momento em que outras empresas de telefonia passem a ofertar o seu suporte virtual para o recurso. Deste modo, será possível para o consumidor alterar a sua operadora via software, visto que o OS se tornará a ser responsável por efetuar a autenticação da peça com a rede e o número oferecido pela operadora.

Sem contar que o eSIM é bem menor do que o tradicional, tornando-o compacto ao máximo. Como consequência, libera mais espaço internamente para serem substituídos por circuitos mais importantes. A iniciativa da Google deverá impulsionar a chegada do eSIM a mais modelos muito em breve. Caso isso seja permitido em um futuro próximo, os smartphones já teriam esse eSIM embalado desde a fabricação.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.