O que impede a Microsoft de lançar smartphones Androids com interface baseada no Windows Phone?

Já faz algum tempo desde que a Microsoft deixou de produzir smartphones com seu sistema próprio Windows Phone que era já até bem visto por muitos, porém não com uma popularidade desejada pela empresa. Contudo, se o problema do SO era Apps, por que não resolver isso com o Android diferente? Um Android modificado e baseado na interface metro?

A Microsoft deveria lançar Smartphones da linha Surface com o sistema Android usando uma interface proprietária que poderia se chamar Xbox UI ou quem sabe Windows UO, onde ela implementaria a Lives Tiles por cima do sistema Android assim como também deveria lançar sua própria loja de Apps (Xbox Store ou Windows Store). Assim, os desenvolvedores poderiam lançar aplicativos Android com a interface adaptada para a sua UI proprietária que seria inspirada no Windows Phone.

Dessa forma, o sistema teria uma interface diferente dos ícones do Android ou do iOS e ainda assim traria os serviços do Google, incluindo a Google Play. Se ela conseguisse sucesso com essa estratégia provavelmente diminuiria o domínio do Google sobre o sistema Android, teria uma loja de Apps independente e poderia ter muito lucro e tornaria a marca Xbox ainda mais forte – o que poderia alavancar as vendas do seu Console.

A Microsoft ainda poderia licenciar gratuitamente o uso da sua interface proprietária e da sua loja de Apps a outras fabricantes que desejassem apoiar a causa. Assim, essas marcas ainda poderiam ajudar a Microsoft a no desenvolvimento de aplicativos que seriam incluídos na loja independente da Microsoft. Claro, seguindo as diretrizes de design adotada pela interface Windows UI ou Xbox UI.

Vemos hoje que muitas empresas que estão incomodadas com o domínio da Google sobre o sistema Android elas poderiam apoiar a causa, imaginem aí: a Huawei, a OPPO, a One Plus ou até a Xiaomi criando uma linha especial de Smartphones que viessem com a interface da Microsoft e ajudando a convencer os desenvolvedores a lançarem aplicativos na Windows Store com a interface adaptada?

Certamente seria algo muito inovador para os dias de hoje, onde se ver tanto o hardware quanto o software estagnados. Os desenvolvedores só precisariam aprender a adaptar a interface dos Apps com o estilo estabelecido pela Microsoft e adaptar seus Apps para usar as APIs que a Microsoft implementasse na sua interface de modo a permitir a integração dos Apps com a exibição de Live Tiles na interface.

Além de abrir portas para a Microsoft voltar ao mercado de Smartphones, ela iria descentralizar por completo o domínio que a Google tem sobre o sistema, iria tornar o nome Xbox/Windows poderosíssimo e tornaria as outras fabricantes um pouco mais livres do domínio do Google.

Obrigado Murilo Alves pela sugestão e ideias!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.