O seu vai receber? Essas são as 6 mudanças no Beta 2 do Android 10

É do conhecimento de todos que o sistema do robozinho verde recebe updates anualmente. Eles são indispensáveis para que seu smartphone esteja sempre com novas experiências na usabilidade, seguro e livre de bugs. No entanto, vem também com funções que podem vir a calhar.

Falando nisso, o Google liberou há poucos dias o segundo update beta oficial do Android Q, trazendo um punhado de novidades bastante interessantes:

1- BOLHAS DE NOTIFICAÇÃO

Sabemos que você certamente já as conhece, afinal, elas estão presentes no Facebook Messenger há aproximadamente seis anos. Através deste conceito que o Google pretende inserir essa funcionalidade no Android, porem de maneira totalmente integrada ao sistema como uma ferramenta de notificações, e não mais como um recurso da sobreposição de tela. Desta forma, muito mais aplicações poderiam usufruir dessa função, facilitando muito a comunicação e acesso às redes sociais.

Entretanto, essas bolhas não são, de fato, exclusividade de aplicativos de mensagens instantâneas. Um bom exemplo disso são os populares ‘gravadores de tela’, que geralmente possuem um botão flutuante para acessar as opções de gravação. A premissa para a adição nativa deste recurso é, entre outras, a possibilidade de que novos aplicativos possam utiliza-lo de maneira mais fácil.

2- NAVEGAÇÃO POR GESTOS RETRABALHADA

Com a chegada do Android Pie, a Google introduziu uma nova forma de se descolar pela interface do Android: navegação baseada em gestos. Eram muito práticos: arraste a ‘pílula’ para cima para acessar o menu de recentes, deslize-a para a direita para navegar rapidamente entre eles e toque no centro dela para retornar à tela inicial. Ainda que o que valha é a intenção, é inegável que o esforço para que esses gestos se tornassem mais práticos que os antigos botões virtuais foi em vão.

Todavia, aparentemente a Google quer torna-los mais parecidos com os do iOS, visto que a ‘pílula’ foi substituída por uma alça alongada praticamente idêntica com a encontrada no iPhone X[RP1] /XR[RP2] /XS. Este identificador alongado ainda não está funcional na última beta do Android Q, mas já é possível observar que ele substituirá também o botão de retorno convencional.

3- PAINEL DE SOM EXPANSÍVEL RECONSTRUÍDO

Ainda falando do Android P, uma das alterações que mais incomodou alguns usuários foi no painel de som. Anteriormente, o volume da campainha era alterado por padrão quando as teclas de som eram pressionadas sem que uma música estivesse sendo reproduzida. Além disso, você tinha a opção de expandir essa dock para ter acesso aos agitadores de mídia e alarme.

Agora, esse padrão foi modificado para que o volume de mídia possa ser alterado no lugar da campainha e o painel não é mais expansível. Quando os controladores de som são pressionados, um ícone de engrenagem lhe permite acessar mais rapidamente a central de ajustes sonoros, mas essa é uma tarefa que se tornar  um tanto quanto enfadonha com o tempo.

No Android Q isso não acontece: ao tocar na roda dentada, uma central de volume contextual é aberta sem a necessidade de ir para Configurações, contando com todos as faixas de som que você queira modificar.

4- BARRA DE PROGRESSO DE MÚSICA

Já que falamos de som, nada melhor do que falar de música, pois uma das principais novidades do Android Q interfere diretamente na maneira com que você as ouve.

Talvez uma das funcionalidades mais úteis implementadas nessa versão, agora você pode alterar o progresso de uma faixa de aplicações como Spotify e Deezer apenas deslizando o dedo sobre a notificação, sem que você precise abrir o aplicativo.

5- NOVO MENU DE COMPARTILHAMENTO

Quando o menu de compartilhamento foi reformulado pela última vez, no Android Marshmallow, muitos usuários se queixavam que o mesmo era lento e desajeitado de usar, visto que a ordem dos atalhos sempre era alterada a cada vez que você os usasse, tornando o ato de compartilhar itens uma pratica bastante desagradável.

Na tentativa de contornar esse desconforto, algumas modificações foram feitas, como: área expandida para fácil localização de aplicações e miniatura do item que se deseja compartilhar. Parecem mudanças bobas, mas que fazem certa diferença no dia-a-dia.

6- TELA DE CONFIGURAÇÕES REMODELADA

Agora, o Android Q promete facilitar o acesso a uma boa parte delas: Ao acessar a página de ajustes do telefone, sua foto de perfil do Google é exibida no canto superior direito.

Ao tocar nela, um novo card é aberto com informações acerca do telefone que você está utilizando, número de emergência e atalhos para tela de gerenciamento de métodos de pagamento e outro para edição de suas informações, como datas de nascimento, senhas e outras informações pessoais.

Outra pequena novidade também está em Configurações: ao tocar na sua versão do Android em Sobre o Dispositivo, uma nova página é aberta, diferentemente do Android 9, onde era aberta uma janela flutuante.



Sobre Rafael Paluzzi

Crente em Jesus e apaixonado por tecnologia, sempre procuro me manter informado sobre tudo, principalmente sobre o mundo mobile.