Oficial: Apps executáveis são aplicativos que não necessitam de instalação no Android, entenda

Depois de alguns meses, finalmente o Google começou os testes da sua nova ferramenta chamada “Instant Apps”. A sua principal característica é bem simples: usar aplicativos sem precisar instalá-los no Android, funcionando como uma espécie de executáveis. A empresa anunciou a novidade em sua conferência de desenvolvedores I/O no ano passado, e agora um grupo restrito de usuários já podem testar a nova funcionalidade antes do lançamento oficial.

As aplicações seriam otimizadas o suficiente para começarem a funcionar imediatamente assim que fossem executadas através de um URL, carregando temporariamente na nuvem as funcionalidades completas do software, isso é, sem precisar baixá-lo na Play Store.

Inicialmente apenas quatro aplicativos suportam a novidade, são eles: Wish, Periscope, Viki e Buzzfeed, mas a Google afirmou que outros apps podem ser inseridos no programa conforme seja relatado em feedbacks dos usuários. Porém, existe uma “barreira” que pode limitar temporariamente os desenvolvedores à criar Instant Apps: ainda não há um SDK específico para isso.

Em resumo, os desenvolvedores precisam atualizar de forma manual seus apps, utilizando o Android Studio e aplicando uma modularizarão nos programas, fazendo com que o Google ofereça partes do app na web conforme necessidade dos usuários.

Apesar de ser algo inovador, os Instant Apps devem demorar um certo tempo para ganhar força e ser usado mundialmente, além do mais, as empresas precisam tornar seus aplicativos aptos ao programa, o que pode acarretar ainda mais tempo.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.