Início » MEU-ANDROID » Passo a passo de como destravar o bootloader e também reviver ou instalar outras ROMs em qualquer Smartphone Motorola

Passo a passo de como destravar o bootloader e também reviver ou instalar outras ROMs em qualquer Smartphone Motorola

Como um sistema de código aberto, um dos pontos mais vantajosos apontados ao sistema Android sempre foi a possibilidade de manipular e alterar o sistema embarcado em seu dispositivo. Ainda que muitos pensem que isso limita-se a necessidade de modificação e instalação de novos recursos, esta “porta” ainda pode servir como uma saída emergencial em muitos casos.

Ainda que muitos optem por dispositivos que embarquem versões “mais próximas” do Android puro, como nos aparelhos da Motorola. Se você possui um aparelho da marca e se considera um usuário avançado, certamente já se deparou ou ainda irá se deparar com alguma situação bastante complicada em meio ao processo de root ou em update forçado.

Com a chegada do Windows 10, o Powershell tornou-se capaz de auxiliar no processo de recuperação ou atualização do seu smartphone Motorola. Para isto, será necessário apenas ter o seu bootloader desbloqueado, e baixar alguns arquivos essenciais e um pouco de atenção.

Desbloqueando o bootloader do seu Motorola

  1. De antemão, caso ainda não tenha feito, o seu bootloader deverá ser desbloqueado. Para isto, utilizaremos o Moto Auto Flash Tool 7.1
  2. Após abrir o executável, basta conectar o seu smartphone em modo fastboot ( apertando o power e volume – ao mesmo tempo o programa) e selecionar a opção 8. O programa exibirá quatro carreiras de números e abrirá uma página da Motorola.
  3. Cole a numeração (sem os espaços) no campo disponível no site para prosseguir no site e gerar o código que será enviado para o seu email.
  4. Pressione Enter no software para abrir o campo de inserção do código. Cole este código e pressione Enter novamente para receber a confirmação de conclusão do processo.

Recuperando o dispositivo via Adb Tool

  1. Primeiramente, é necessário ter os drivers da Moto instalados no seu computador. Isso vai garantir a compatibilidade e a estabilidade da conexão durante o processo.
  2. Será essencial ter instalar o adb setup.
  3. A pasta Adb Tool deverá ser descompactada na área de trabalho do seu computador.
  4. Será preciso também possuir a rom stock do seu dispositivo. Ela deve ser descompactada dentro da pasta do Adb Tool.
  5. Após a realização de todos passos anteriores, coloque o seu dispositivo em modo fastboot. Plugue o seu aparelho ao pc por meio de um cabo USB.
  6. Volte a pasta do Adb Tool e aperte o botão direito do seu mouse enquanto pressiona a tecla shift em seu teclado, para ter acesso a opção de abrir o power shell.
  7. Após isto, coloque os seguintes comandos de uma vez (copie tudo e cole no power shell):
fastboot flash partition gpt.bin 
fastboot flash bootloader bootloader.img
fastboot flash logo logo.bin
fastboot flash boot boot.img
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash oem oem.img
fastboot flash system system.img_sparsechunk.0
fastboot flash system system.img_sparsechunk.1
fastboot flash system system.img_sparsechunk.2
fastboot flash system system.img_sparsechunk.3
fastboot flash system system.img_sparsechunk.4
fastboot flash system system.img_sparsechunk.5
fastboot flash system system.img_sparsechunk.6
fastboot flash system system.img_sparsechunk.7
fastboot flash system system.img_sparsechunk.8
fastboot flash system system.img_sparsechunk.9
fastboot flash system system.img_sparsechunk.10 fastboot flash system system.img_sparsechunk.11
fastboot flash system system.img_sparsechunk.12 fastboot erase cache
fastboot erase userdata
fastboot reboot

Pronto, basta seguir esses passos e a mágica está feita. Com apenas apenas um prompt e alguns comandos, você terá o seu dispositivo normalizado em sua configuração de fábrica e pronto pra novas alterações. Vale lembrar que o processo pode ser repetido livremente pelo usuário.

fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.
%d blogueiros gostam disto: