Perspectiva de usuário: Microsoft enrolando para liberar o Windows 10 Mobile? Acho que não

windows-10 mobile

Temos vindo a reclamar severamente a respeito da liberação oficial do Windows 10 Mobile. Portanto, este artigo está sendo reaproveitado com base em algumas palavras de um dos nossos leitores, ele retrata seu pensamento em particular a respeito da atual situação sobre o Windows 10 Mobile oficial.

Seu gigante comentário recebeu muitos likes e, o motivo para ele ter se transformado em um artigo foi justamente pelo fato de outros leitores ter votado para isso:

Capivara diz:

Vejo várias pessoas reclamando da demora da Microsoft a respeito de tudo. Mas paro pra pensar que até pouco tempo atrás, meados de janeiro ainda, pelo menos no meu Lumia 930 o Windows 10 não estava muito legal. O consumo de bateria era exorbitante, os bugs eram chatos, como por exemplo o fato dos APPs estarem fechando quase sempre, o celular esquentando, alarme saindo com som estranho, notificações falhando, câmera lenta com muitos granulados.

Fiquei de Janeiro até o atual momento usando o Windows Phone 8.1 especificamente por causa da câmera, e há 3 dias atrás resolvi testar o Windows 10 novamente para ver se me impressionava com o trabalho da Microsoft ao longo dos últimos meses. Agora, as animações estão fluidas, APPs abrindo tão rapidamente quanto o 8.1, os problemas de cortes de aplicativo na tela foram solucionados na maioria dos dispositivos principalmente no meu, a granulação nas fotos diminuiu mesmo sem usar uma firmware específica para o Windows 10 etc… Enfim, eles melhoraram MUITO o sistema em pouco mais de 2 meses de trabalho. Sim, lançaram várias builds ao longo desse tempo, mas pra quem ficou um tempo sem usar o Windows 10 e voltou, sabe muito bem do que estou falando. É notável o trabalho da Microsoft.

Já disse isso e vou repetir novamente em quantos posts forem necessários. Windows tem sim seus contras, maaas como todo sistema tem, ora bolas. Vamos exemplificar. Para ter um iOS você precisa gastar um dinheiro ABSURDO em um aparelho que ao meu ver, não vale a metade disso, pelo fato de ter uma câmera mediana, BAIXA duração de bateria, não ter bluetooth universal e ser um sistema limitado. Você não escolhe nada no iOS, está fadado a ser um escravo da Apple. Resumindo? O aparelho oferece status, apenas isso.

Também já comentei sobre o Android. É um sistema bom. Ele atualiza em média umas 2 vezes por ano, mas sabe o que muda no sistema? praticamente NADA. São raras as vezes em que vemos novidades. O Android N promete trazer algumas, mas aí eu lhe pergunto, quantos smartphones Android irão receber o novo upgrade? 15%? 10%?, sendo otimista? O sistema dá umas engasgadas nas animações mesmo em hardwares poderosos como o do Zenfone 2, por exemplo. 4GB de memória Rambo e mesmo assim, não deixa de travar. E está sendo hipócrita ao extremo aquele que diz que não trava, basta ficar 1 semana com o celular na mão.

Não quero ser fanboy, mas pra ter um WP você não precisa gastar um absurdo. Smarts da linha Lumia tem ótimas câmeras, boa duração de bateria por conta do sistema gerenciar melhor os APPs em segundo plano e ter o tema “dark” pra ajudar nisso. As Live Tiles, na MINHA opinião são uma das melhores coisas no SO, pelo fato de você poder jogar tudo em uma tela só! No Android você precisa ficar navegando de página em página caso queira procurar um APP se tiver muitos instalados no celular e o mesmo vale para o iOS. Windows Phone tem um problema de não ter alguns APPs específicos, mas isso nunca me afetou em nada em particular, pois das vezes que busquei um App acabei encontrando outro do mesmo gênero que poderia substituir o trabalho feito por outro, e que faz a mesma coisa e muitas das vezes de forma mais eficiente. Gasta um tempinho sim, não vou negar. Mas depois de achar os APPs que se encaixam no seu dia-a-dia, o celular se torna completo, simples assim.

Eu adoraria que todos os APRESSADINHOS de plantão lessem o meu comentário, mas eu sei que gente apressada não lê, não entende o que lê ou nem faz o menor esforço pra usar o cérebro um pouquinho. Então agradeço àqueles que leram até o fim e depositam a confiança neste sistema, pois pra mim foi uma benção ter encontrado esse sistema maravilhoso que apesar dos seus problemas, tem facilitado muito a minha vida por espelhar o meu perfil e ser bem integrado com o Windows do PC.

Lembre-se sempre de que mesmo com toda essa demora da Microsoft, o Windows Phone 8.1 continua funcionando perfeitamente. Se o 8.1 estivesse ruim, aí sim seria um motivo para a empresa ter que lançar logo o Windows 10 para esses smartphones. Mas caramba! não há praticamente NADA que justifique a Microsoft ter que liberar tão depressa assim como os apressadinhos tanto almejam, afinal todos os modelos receberão o upgrade. Clamam pela Cortana BR daí vão usar algumas vezes e enjoar no segundo dia. Na primeira semana do Windows 10 acho que nem vão falar mais nada do sistema, pois ele simplesmente passará de “Preview” para “oficial”, já que a Microsoft afirmou que ele estará em constante desenvolvimento. Grato pela atenção!

De modo geral, é possível entender que os comentários do leitor quis apenas esclarecer que não há motivos para que uma atualização tão grande como o Windows 10 Mobile, seja liberada com tanta pressa já que ele será um update para diversos smartphones, cada um com uma configuração de hardware diferente. E, embora haja toda essa demora, a Microsoft tem trabalhado arduamente para deixar o SO a um nível de estabilidade muito agradável para a maioria dos Insiders.

Será que todos concordam com os comentários acima?

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.