Pesquisadores criam por “acidente” uma bateria com vida eterna

battery-01

Vem cá, imagina uma bateria que pode durar 400 vezes mais do que células de energia atuais? Agora, imagine isso ser criado de uma hora pra outra por um erro de cálculos. Sim, foi exatamente isso que aconteceu com os pesquisadores da Universidade da Califórnia.

Enquanto pesquisavam projetos com alternativos para as baterias de lítio atuais, a equipe descobriu não só um design de estado sólido, mas também um set-up que conseguiu percorrer 200.000 encargos. Só pra você ter uma ideia, a bateria que está no seu smartphone consegue receber no máximo 7.000 recargas.

bateria

A pesquisa que estava sendo feita antes dessa descoberta, era pra encontrar um jeito de fabricar novas baterias que não dependam de líquido para manter a carga. Em vez de líquido para armazenar a eletricidade, a equipe usou um gel eletrolítico combinado com nanofios de ouro. Como o experimento procedeu, o design foi encontrado e é muito mais flexível do que qualquer tecnologia de bateria em uso hoje em dia.

Os pesquisadores, durante 3 meses, realizaram 200.000 recargas, a equipe da UC Irvine observou que não houve nenhuma redução de capacidade da bateria ainda em testes. Durante três meses de testes, e 200.000 ciclos de carga, a equipe da UC Irvine viu que não houve nenhuma redução na capacidade de carga, ou qualquer dano dentro da bateria.

Mas calma, essa descoberta é muito boa e não deve chegar ao consumidor final em pelo menos 5 anos. De fato, melhores baterias e vida útil em geral, é um grande progresso.

Será que teremos um smartphone com bateria que dure 1 semana como acontecia a há 10 anos atrás?

Fonte: Phone Arena, Science Hook

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.