Por que alguns Apps universais estão disponíveis no PC, mas não no Smartphone (e vice-versa)?

windows-10

O que significa ser um app universal do Windows 10?

Bom! Agora que estamos, evidenciando uma tempestade de novos e atualizados aplicativos para o Windows 10, certamente muitos usuários ficam mal-entendidos sobre a questão “Plataforma Universal do Windows” (UWP).

Um equívoco comum sobre os chamados aplicativos universais gira em torno dos usuários por isso que vemos alguns aplicativos disponível para smartphone, mas não para PC. Exemplo: o novo aplicativo do Twitter está disponível apenas para Windows 10 em PCs. Isso parece confuso e é por isso que nós vamos tentar explicar da melhor forma possível.

O que é UWP?

Windows 10 Apps universal

A Plataforma Universal Windows  (UWP) é uma combinação do Windows 10 e Windows 10 OS SDK. Em um nível há um kernel baseado em APIs que abrangem tudo, incluindo PCs, tablets, telefones, Xbox One, Internet of Things (IoT), e HoloLens com o código compartilhado.

No entanto, existem algumas advertências que incluem:

  • Os desenvolvedores podem escolher onde quer lançar um aplicativo. Só porque ele é UWP não significa que os devs são forçados a liberar seu aplicativo no telefone ou Xbox.
  • Os desenvolvedores estão muito encorajados a modificar o código para garantir uma experiência mais personalizada em cada plataforma.

O fato da questão é que enquanto o PC e o telefone podem compartilhar o mesmo sistema operacional, os monitores e hardware são muito diferentes.

A maioria dos PCs do mundo hoje não são sensíveis ao toque. Se você executa um aplicativo de telefone no PC e que ele dependia fortemente de elementos sensíveis ao toque para funcionar, usar um mouse e teclado pode não ser ideal. Coisas como barras de título de repente é ideal para o PC, mas não para o telefone.


O Xbox por sua vez, não tem nem mouse nem teclado, ele requer uma maneira totalmente diferente de pensar sobre a interação com o usuário. Aplicativos do Xbox são muito mais simples (praticamente é para apontar e clicar) em vez de ter um formato de um AppBar.

Em relação a hardware, os telefones têm um botão de voltar, já os PCs não. Os desenvolvedores precisam definir e refinar como ocorre essa interação. Dispositivos com Windows Phone têm limitação de memória e no Windows 10 apenas sete aplicativos podem ser executados em segundo plano. Às vezes, esses aplicativos são encerrados com base em restrições de memória, então você tem que lidar com esse comportamento também.

Windows-10-apps-universal-bridges

Alguns desenvolvedores realmente podem não querer seu aplicativo no PC e telefone – apenas um ou em outro. Pegue este exemplo: aplicativos que são voltados aos smartphones: Snapchat, Untappd, Instagram, aplicativos de câmera e até mesmo aplicativos de bancos. A velha maneira de pensar que as pessoas não vão usar esses aplicativos em um PC. Para muitos, não está claro o que vantagem seria a de usar um aplicativo nesses ambientes. Alternativamente, você poderia lançar um jogo de alto desempenho para o Windows 10 que não iria ser redimensionado corretamente em um smartphone (ou é executado com limitações de hardware).

Por todas estas razões, a Microsoft não força um desenvolvedor a disponibilizar os aplicativos em todas as suas plataformas.

Ainda é da vontade do desenvolvedor onde e quando ele quer liberar. Os desenvolvedores podem facilmente deixar seu aplicativo todo o seu tempo na versão para PC, liberá-lo, obter feedback e quando sentir-se pronto atualizá-lo com uma experiência para smartphones.

É por essas e outras que às vezes vemos diferentes números de versão na loja para o “mesmo” app. Enquanto isso, seria ótimo se a programação fosse literalmente “um botão” enviar para todos os lugares, pelo menos, hoje isso ainda não é possível. No entanto, à medida que caminhamos para um mundo móvel, as discrepâncias de hardware entre o telefone e o PC vai desaparecer.

Basta lembrar, um app universal não significa que o aplicativo está automaticamente em todos os lugares. Cabe ao desenvolvedor fazer com que isso aconteça. Dê seu feedback, diga-lhes o que você quer e vamos assistir UWP crescer nas próximas semanas, meses e anos no Windows 10.

Estamos em tempos excitantes, mas ainda estamos nos primeiros dias para cobrar, pois os desenvolvedores apenas estão em seus momentos de se familiarizar com esse novo núcleo de desenvolvimento.

Matéria adaptada e traduzida via WC

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.