Por que escolher o Windows no seu smartphone?

Windows-10-todos-destaque

Quem acompanha a serie “Comparativo de Apps” aqui no site sabe que eu sou usuário de não apenas um, mas dois sistemas operacionais de Smartphones. Tendo um aparelho com Android e um com Windows Phone com um hardware extremamente parecido, é comum eu ser questionado do porque eu prefiro o Windows Phone. “Ué, você tem um aparelho com root e com uma rom customizada, e ainda prefere o Windows? já ouviu falar de Xposed? Kernel?”. É impressionante o número de pessoas que não conseguem ver como o sistema do robozinho verde pode não satisfazer alguém. E isso é só o inicio.

Ainda há aquele grupo de usuários que simplesmente não conseguem entender como o Windows Phone pode ser o melhor para alguém. “Aqueles quadradinhos feios? Aquele sistema sem apps? nem tem snapchat…”. Por ser o sistema mais diferenciado dos três maiores, sua interface e idealização única que já foi um grande atrativo hoje é o maior motivo de repulsa para as grandes massas. Mas será que não existem mesmo motivos para que uma pessoa escolha o Windows em seu Smartphone? Eu acredito que sim, há. Listaremos agora alguns dos mais destacados:

  • Desempenho

Teclado Windows 10

Já se tornou quase um costume falar da plataforma referindo ao seu Desempenho, nada mais merecido. Desde o Windows Phone 7 a plataforma surpreende os usuários tendo um desempenho leve e fluído, desde os aparelhos mais simples aos mais parrudos. Com um trabalho de otimização gigante, a Microsoft conseguiu trazer para o seu sistema uma experiência bastante leve que se reflete em aparelhos de baixo e médio custo com experiências extremamente superiores aos padrões do mercado, fazendo com que um aparelho com um Snapdragon 200 (dual core) consiga rodar games que aparelhos Android com um Snapdragon 400 (Quad-core) sofrem para manter os quadros.

É  ainda mais facilmente notada essa diferença ao comparar os aparelhos com que embarcam o OS aos seus rivais. Fica claro a sua vantagem nos testes mais simples de conexões e abertura de apps até os mais pesados com o gerenciamento da ram no multitarefas e a capacidade de rodar games pesados.

  • Simplicidade e Sobriedade

Private-Notifications-Windows-10

Por mais que haja uma enorme dificuldade em fazer com que as pessoas se adaptem a experiências diferenciadas que nesse caso foge completamente do padrão, não há como negar que o sistema da Microsoft apresenta uma UX mais simples que a concorrência. Todos aqueles que se iniciam no mundo mobile com o OS o dominam rapidamente. Com um economia de telas desnecessárias e uma interface mais simplificada não há nada que não se consiga fazer com poucos cliques. Enxuta de cores e efeitos chamativos desnecessários encontrados no iOS 9 e Android Lollipop/Marshmallow, o Windows Phone também pode se gabar da sua sobriedade uma vez que as sua interface com tons mais chapados e design mais serio são um “escape” do visual cansadamente adolescente que os o Android e o iOS tem adotado nos últimos anos

  • Atualizações

Windows 10 update atualização

Ah, o pé de aquiles do Android, não é? Caso você compre um aparelho de entrada com o sistema da Google, o faça já ciente que jamais saíra da sua versão de fábrica exceto em raríssimos casos. Se você optou por um intermediário e escolheu a empresa certa, você pode receber até 2 updates se tiver sorte, como foi o caso do primeiro moto g que recebeu o Android 4.4.4 e o 5.1 mas já foi abandonado e substituído pela a nova geração. Caso você esteja diposto a pagar um pouco mais, com um top, você poderá receber até 2 updates (novamente, se tiver sorte) ou até 3 caso você tenha um dispositivo Nexus, que é a linha da própria Google. E não é só isso, caso você não possua um dos citados Nexus, pode esperar bastante pelo update. Na maioria dos casos as novas versões do Android chegam aos tops atuais em 4 a 6 meses após o seu lançamento. Se o seu dispositivo é antigo, como um LG G2, você estará recebendo agora o update da versão lançada no ano passado.

Com o Windows Phone a situação é outra. É só darmos uma olhada no saudoso Lumia 920, top de linha lançado no dia 5 de setembro de 2012 com o Windows Phone 8 e que recebeu os updates Amber, Black, Cyan (8.1.), Denim e receberá oficialmente o quinto update oficial, o Windows 10 Mobile, isso mesmo após ter sido descontinuado no final de 2013. Mas isso não se limita aos tops de linha, uma vez que o aparelho de entrada da linha do mesmo ano, o Lumia 520 lançado em 1 de abril de 2013, recebeu todos os mesmo update do flagship  920 assim como toda a linha “x20“, e claro, está previsto para receber o Windows 10 Mobile em 2016. Isso não é um privilégio exclusivo dele, uma vez que todos os aparelhos da linha x20, x30 e x40 com Windows Phone receberão a nova versão do software.

  • Suporte

Windows-Insider-app-phone-hero-storelisting

Cada vez mais as empresas querem se manter próximas dos seus usuários e temos exemplos fortes como a Motorola e Xiaomi, porém, nenhuma foi tão a fundo como a Microsoft. Já há um bom tempo a empresa de Redmond tem o hábito de ouvir atenciosamente o feedback dos usuários e tornar real os mais clamados pedidos feitos pela comunidade.

Fruto dessa relação próxima é o programa Insider, que nos permite testar a nova versão ainda não liberada desde o seus primórdios, quando não passava de uma versão crua e alpha. Através do Insider Hub podemos dar as novas opiniões e o sistema que estamos prestes a receber foi construído em sua grande parte baseado nelas. Em qual outro sistema você poderia participar efetivamente do desenvolvimento?

  • Integração com os serviços da Microsoft

windows10-pc-smartphone-integration

Aqui temos uma boa briga. Tanto a Google quanto a Apple dispõe aos seus usuários uma gama extremamente competente de apps que enraízam os seus sistemas e dão vida ao ecossistema entre os dispositivo que rodem o seus sistemas. Apps como o iCloud, Gmail, iTunes, GMaps, FaceTime, Chrome, Safari e GDrive sem dúvida fornecem as seus usuários experiências completas, porém jamais conseguirão satisfazer ao usuário que já experimentou da experiência entre apps como o Outlook, Skype, Onedrive, OneNote, Office, Groove e outras opções da empresa liderada por Nadella.

A integração entre esses serviços ultrapassa questões como a plataforma que se usa, o que a permitem ficar um nível acima das opções do mercado. Porém, uma vez integradas profundamento ao sistema elas se tornam imbatíveis. Toda a ligação entre o upload dos seus backups e fotos, a sincronização das imagens no serviço de nuvem ao app nativo de fotos, a sincronização dos seus albuns no mesmo serviço para o streaming através do Groove, a integração do pacote office ao seu email do Outlook e arquivos salvos no Onedrive e a capacidade de utilizar o Skype para manter se conectado aos seus amigos/colegas de trabalho através de qualquer ambiente de trabalho são coisas que você não encontra de forma nativa em nenhum outro sistema.


  • Cortana

Cortana

Por ultimo e não menos importante, a nossa nova queridinha, a Cortana. Mesmo tendo chegado depois, a assistente do Windows já é a mais completa entre as soluções apresentadas, contato com funções importantes como a integração para interagir com apps mesmo sem precisar abri-los, um notebook inteligente para aprender sobre as suas preferências te dando informações úteis e sugestões para facilitar a sua vida, reconhecimento de músicas, um rico banco de dados do bing,  além de muitas funções de interação para o divertimento e aprendizado do usuário. A Cortana conseguiu chamar tanta atenção que movimentou o interesse das grandes empresas pelas assistentes de voz.

Os usuários do iOS já podem agradecer a Cortana pelo Proactive Spotlight e os usuários do Android pelo Now on Tap, agora. Sem ela provavelmente a Google e a Apple não levantariam a bunda da cadeira pela evolução das assistentes de voz que antes eram apenas objetos de divertimento que era esquecido em pouco tempo pelo usuário. A Cortana contudo continua se destacando por trazer em seu próprio hub tudo o que se pode esperar dos cards do Google Now e as sugestões da Siri no Proactive, reunindo as melhores funções das duas em um ponto único, como a interação com os apps (só no iOS) e os comandos de voz em tela off (mais explorados no Android), além das suas próprias funções únicas e todo o seu charme por ser a única das três que apresenta grandes traços de personalidade e não fala como um robô.

windows-10

Obviamente, existem muitos outros motivos para escolher o Windows em seu Smartphone, mas esses são sem dúvida os mais importantes entre eles. Pronto, agora você pode rebater aquele seu colega colega fanboy que acha que poder fazer root ou ostentar uma maça é tudo.

Se você tem algum outro motivo que tenha te seduzido à experiência para compartilhar não deixe de nos dizer nos comentários.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.