Primeira imagem oficial do Oneplus 6 revela qual será a utilidade do notch no display

O emblemático sucessor do Oneplus 5T segue sua produção a todo vapor e, inevitavelmente, acabam surgindo algumas informações a respeito do aparelho. Já noticiamos aqui um vazamento que afirma conter todos os dados técnicos do telefone, e agora foram reveladas duas imagens oficiais com detalhes sobre seu design.

A primeira confirma o rumor de que o Oneplus 6 carregará consigo uma sequela da tendência deixada pela Apple, um pequeno entalhe na parte superior do display. O fundador da Oneplus, Carl Pei, explica o porquê da adoção do notch. Segundo Pei, ele serve para maximizar o aproveitamento de tela para o usuário, movendo toda área de notificações para uma única linha. Observando a partir desse ponto, foi uma justificativa aceitável. Mas se não fosse a Apple, será que a nova geração do dispositivo da Oneplus teria esse recorte?

“Talvez não tão rápido, mas nós temos acesso aos roteiros de todos os fabricantes de telas. Quando nos deram a oportunidade de fazer recortes no topo, isso fez sentido”, disse Pei. Quanto ao entalhe, foi dito que a Oneplus poderia torna-lo menor, algo semelhante ao Essential Phone. No entanto, a empresa fez questão de manter sensor de luz ambiente e led de notificações junto da câmera. Ao mesmo tempo, a Oneplus não acha que seja necessário adotar as táticas complicadas do Face ID, portanto optou por não fazê-lo.

Outra coisa que a Oneplus fez questão foi testar 1000 dos aplicativos mais baixados da Google Play para garantir que o entalhe funcione bem. Após o teste, o relógio foi colocado no lado esquerdo da tela para dar lugar a mais ícones na barra de tarefas. Mais além, a fabricante fez a decisão sensata de ocultar o notch – talvez com uma faixa preta – durante a exibição de vídeos ou jogos em tela cheia, para que o entalhe não atrapalhe na exibição.

Algo que se pode notar em quase todos telefones que portam o recorte é de uma pequena borda inferior. Carl Pei explicou a razão disso. Acontece que cada display possui uma fita que o liga com a placa mãe do celular, e esta fita tem que ficar na parte de baixo do telefone. Mesmo que seja fino, inevitavelmente é necessária um ‘queixo’ no aparelho. O IPhone X consegue contornar esse empecilho pois possui um display OLED curvo na borda inferior, fazendo assim com que essa fita passe por baixo da tela de exibição. Entretanto, essa é uma solução bastante cara, além de deixar o telefone mais espesso.

A outra imagem divulgada, cortesia de Evan Blass – mostra em alta resolução a parte traseira do smartphone, que parece estar texturizada. Não se sabe se isso é parte do aparelho ou uma tampa, pois no passado a Oneplus oferecia diferentes tipos de tampa para personalizar o aparelho, e não seria de se estranhar se a empresa resolvesse trazer isso de volta.

Além da traseira peculiar, nota-se uma entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, uma ótima notícia para muitos usuários. Recentemente a gigante chinesa fez uma enquete no twitter para saber a posição dos consumidores sobre a entrada P2, e os compradores optaram massivamente por mantê-la.

No momento não há nenhuma previsão de lançamento ou preço estimado, mas você pode esperar que isso provavelmente aconteça nos próximos meses.

Via / Via

Sobre Rafael Paluzzi

Crente em Jesus e apaixonado por tecnologia, sempre procuro me manter informado sobre tudo, principalmente sobre o mundo mobile.