Primeiros lotes do Moto G5 Plus vem apresentando problemas no microfone, qual a solução?

Na correria desenfreada por lançamentos, não há nada mais comum que conhecermos que problemas técnicos em cada um dos smartphones que chega as mãos dos consumidores, principalmente quando falamos dos aparelhos com grande alcance. Nesta categoria reinam os exemplares da linha G, que sempre trazem alguma falha notável facilmente apontada pelas primeiras e massivas levas de compradores.

O Moto G5 chegou a pouco em terras tupiniquins, mas já é possível encontrar reclamações sobre defeitos que tem embalado os primeiros lotes nacionais. Entre os problemas mais comuns temos defeitos com o carregamento turbo e falhas com a rede de sinais.Mas nenhuma destas é mais recorrente que as falhas no microfone, impossibilitando as chamadas telefônicas no smartphone. Abaixo é possível ver alguns relatos registrados no fórum oficial da Lenovo e também no site nacional do Reclame aqui.

1º relato: Comprei um Motorola G5 dourado na Loja Vivo do Center Shopping de Uberlândia no dia 25/03 e com 1 dia de uso identifiquei que o microfone do aparelho veio estragado pois quando fazia e recebia ligações ninguém me escutava. Fui a loja solicitar a troca que confirmou que o aparelho estava danificado, porém a loja não tem outro aparelho em estoque, a loja fez o pedido mas disse que se não chegar em 7 dias terei que me virar com a assistência técnica. Relato completo aqui.

Os relatos abaixo vem do fórum oficial da Lenovo, no qual diversos usuários escreveram sobre problemas semelhantes ao relatado acima:

2º relato: Mesmo que haja muito ruído de áudio de fundo durante a gravação de vídeos. Sou eu o único que enfrenta esse problema?

3º relato: Estou enfrentando o mesmo problema, muito de background barulho enquanto está gravando vídeo.

4º relato: Eu tenho o mesmo problema. Quando eu gravo um vídeo, em seguida, eu posso ouvir que há muito ruído de fundo. Este dispositivo é do México.

Possíveis soluções

Obviamente, ao comprar um dispositivo recém-lançado você sempre estará sujeito a algumas falhas desconhecidas que podem ou não estar ligadas ao alinhamento das primeiras demandas, fazendo com que a escolha de adquirir um aparelho no lançamento se torne bem arriscada. Caso você esteja sofrendo alguma falha por conta dos defeitos do software, basta aguardar um update corretivo, ou em caso de desespero, você pode seguir estes passos:

  • Em primeiro caso, volte na loja em que você adquiriu para trocar por outro aparelho, caso contrário você terá que leva-lo para uma assistência autorizada sem nem sequer ter utilizado o aparelho direito.
  • Pode ser somente uma inconsistência causada devido as constantes ações feitas durante a configuração e instalação de aplicativos no seu novo aparelho. Que tal um reset?
  • Se o seu problema é com um app especifico é bem simples. Vá nas configurações do seu aparelho e clique em aplicativos. Selecione o app em questão e clique em “Forçar parada” e “Limpar cache”. Reinicie o seu dispositivo
  • Vale a pena testar o aparelho em modo de segurança para ver se o problema persiste. Para isso, segure o botão power até a opção de reiniciar em modo de segurança apareça. Caso o defeito não ocorra no modo de segurança, é uma indicação de que algum aplicativo de terceiro está interferindo no funcionamento do seu aparelho. Verifique os apps instalados no seu aparelho para identificar o malfeitor.
  • Partindo para uma ação mais agressiva, desligue seu smartphone, e ligue novamente segurando o Botão power e Volume menos juntos. Utilize o botão Volume Menos para chegar até a opção Recovery mode e aperte o Power para selecionarQuando você vê o robozinho, segure o botão home e aperte o botão Volume Up (aumentar volume) uma vez, e solte o botão home. Use os botões de volume para navegar a opção wipe cache partition e aperte o power para confirmar. Após terminado, use o botão power para selecionar a opção Reboot system now.

Ainda assim, é possível que o seu problema de software só seja resolvido a partir de uma atualização ou até mesmo da troca da ROM, que é um procedimento mais complicado e que pode inutilizar a sua garantia. Se o seu Moto G5 ou G5 Plus ainda estiver na garantia, o procedimento é o mesmo indicado para caso o seu problema se encontre no hardware do aparelho: leve o seu dispositivo para a troca. Na maioria esmagadora dos problemas com peças físicas, apenas um reparo feito pela assistência poderá solucionar o problema, então não perca tempo.

Fonte | Fonte

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.