Problemas e bugs com atualizações no Moto G4/Plus? saiba como voltar à versão anterior

Ao receber um novo update, é comum que o usuário encare problemas e bugs referentes a nova versão instalada. Estas falhas geralmente são causadas pela adaptação de uma nova compilação do Android feita as pressas por fabricantes, necessitando de uma série de correções para deixa-la no ponto ideal. Se algumas vezes estes bugs são superficiais, em outros casos é possível que arruínem a experiência a experiência do Smartphone.

Neste caso, a solução mais interessante é o downgrade. Consistindo na reinstalação segura da versão anterior do sistema, o processo pode não ser dos mais complexos, porém seu alto risco o torna inapropriado para a maioria dos usuários iniciantes. Antes de tudo, é necessário que o seu aparelho tenha o Bootloader desbloqueado.

• Moto G4/G4 Plus

Como prometido, a Motorola entregou de fato o Android N aos seus últimos dispositivos da linha G. Contudo, para uma parte dos donos destes smartphones, o sistema não tem rodado tão bem quanto o esperado. Para realizar o processo de downgrade você deverá seguir os seguintes passos:

  • Efetue o Download dos drivers da Motorola. Eles são extremamente vitais para estabelecer uma conexão confiável entre o seu smartphone e o PC, garantindo o funcionamento seguro do software.
  • Baixe o RSD Lite. Neste caso, o Moto G4/Plus contará com o auxilio de um script para automatizar todo o processo.
  • Por fim, faça o download do Instalador adaptado e a ROM para o Moto G4 ou Moto G4 Plus.
  • Ative a depuração USB do seu aparelho.
  1. Extraia a ROM,
  2. Extraia o zip do instalador dentro da pasta da ROM;
  3. Entre no modo fastboot em seu dispositivo (Segurando power + volume menos por alguns segundos);
  4. Conecte seu Moto G4 via USB no computador;
  5. Execute o aquivo “instalador da rom.bat”;
  6. Aguarde o processo e espere o reboot;

Com isto, você estará novamente na versão 6.0 Marshmallow, e os problemas causados pela atualização serão sanados. Agora, basta aguardar uma compilação estável antes de atualizar o seu sistema novamente, ou até mesmo permanecer na versão do seu agrado. Vale lembrar que o procedimento irá deletar todas as suas configurações e arquivos pessoais, por isso faça backup de suas coisas.

  • Realize o procedimento por sua conta e risco. O Meu-Smartphone não se responsabiliza por possíveis danos causados ao seu aparelho.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.