Início » Meu-Windows » Project NEON: Conheça a nova linguagem de design do Windows 10

Project NEON: Conheça a nova linguagem de design do Windows 10

O Windows 10 trouxe uma completa renovação de design em relação ao Windows 8, e tanto nos PC’s quantos nos dispositivos móveis, essa mudança acabou não agradando a todos. Talvez por conta do desenvolvimento acelerado, as inconsistências e confusão de ideias se aliaram a um acabamento aparamente incompleto, dando o ar de que o a nova UI ainda não estava pronta para o lançamento.

Reforçando essa ideia, divulgamos a algum tempo atrás que a Microsoft estava trabalhando em uma reformulação para a interface do usuário no seu sistema e que chegará ao consumidor com a Redstone 3. Mehedi Hassan, redator chefe do mspoweruser teve acesso a detalhes internos sobre o novo Projeto NEON, nos dando uma visão do que podemos esperar.

Na primeira vista, as imagens mostram que não existe uma alteração tão grande em relação ao que já temos hoje. Ainda assim, os detalhes aqui pesam bastante, uma vez que é possível notar que ao organizar fontes, posicionamentos e conceitos a interface que anteriormente parecia deslocada agora parece perfeitamente harmoniosa. Como indicado anteriormente, o foco deste projeto esta na simplicidade dos elementos e nas belas animações, e mesmo em uma imagem estática já é possível notar isso.

Trazendo de volta a vida os conceitos “Aero Glass” do Windows 7, a Microsoft parece ter ouvido os seus usuários ao adicionar efeitos de transparência e borrados, que a companhia chama de “Acrylic”. Esse conceito é dividido em algumas categorias: “Side-Nav Acrylic”, “Background Acrylic” e“In-App Acrylic”, o que podemos deduzir que estão relacionados ao blurr ao fundo do app em destaque, assim como em sobre os menus e cabeçalhos dos apps. Caso você esteja no programa insider notará que já é possui ver um pouco deste conceito funcionando no Grrove Music.

De forma bem pensada, estes efeitos não corrompem a ideia minimalista que a Microsoft vem carregando ao longo dos anos e traz uma beleza e vivacidade que faltava a plataforma, abandonando o aspecto de beta. Algo que também contribui para isto é o esforço da empresa em integrar a diretriz em todos os seus aplicativos, mantendo uma experiência coesa, como é vista no Outlook.

Hassan ainda destaca que o novo update traz um grande número de novas animações e que vão te impressionar de cara. Com um foco na adaptação da experiência do Windows para dispositivos 3D e com o Holo Lens, toda a interface responde de uma forma diferente, mais viva. O redator ainda enfatiza que as animações são exibidas de forma incrivelmente suave, sem poluir o conceito e dando a impressão de que foram feitas especialmente para estar ali.

Os conceitos ainda apresentam que a companhia pode estar buscando trazer alterações para o design da barra de tarefas, mas como tudo apresentado até o momento, nada é definitivo até o momento. Em estágio preliminar de desenvolvimento, a Redstone 3 parece estar resolvendo um dos maiores problemas do sistema da Microsoft e caminhando cada vez mais para um estágio de consistência nunca alcançado antes por uma versão do Windows. Resta saber se os esforços com a versão móvel correspondem a tal evolução.

A Redstone 3 é esperada para o final deste ano, seguindo o Creator’s Update (Redstone 2) que chega em Abril.

Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.