Prova em vídeo: Android O vai ficar muito parecido com as diretrizes do iOS

Visto que a inovação de software tem sido um dos maiores desafios das grandes companhias nos últimos anos, é possível notar que cada vez mais as opções disponíveis no mercado tem se tornado similares, ao passo que uma passa a aderir as novidades mais valorizadas da concorrente. Este efeito é exemplificado através das últimas versões do Android e iOS, assim como no Windows e MacOS também.

Com imagens e vídeos oficiais divulgados pela Google durante o evento Google I/O, podemos notar que o Android vem ganhando não só a adição de algumas ferramentas populares no sistema da Apple, como também um visual renovado que lembra bastante o iOS em alguns aspectos.

Com uma predominância aos menus brancos e arredondados, o robozinho parece ter substituído o tema colorido e vivido do material design, para o minimalismo e elegância presentes nos sistemas da maçã, como vemos no vídeo abaixo:

Mais novidades

Novas funcionalidades como a possibilidade de alterar o formato padrão dos ícones (inclusive, para o mesmo formato do rival) e a adição de um recurso similar ao force touch, mostra que a tendência é que o sistema se torne ainda mais similares nos próximos anos, o que também é reconhecido através da renovação dos widgets do iOS 10.

[gallery columns="2" size="large" link="file" ids="50900,50901"]

Outro recurso apresentado que já tinha sido lançado primeiramente nos iPads, é o PiP (Picture in Picture), que permitirá transformar um player de vídeo em uma janela flutuante, reproduzida sobre qualquer outra tarefa que o usuário esteja desempenhando.

Aprimorando o desempenho lógico, o Android O ganha melhorias sobre o reconhecimento e compreensão das ações e dados apresentados no display do seu smartphone, possibilitando com o sistema entenda qual tipo de informação você está selecionando ao destacar um número de telefone ou endereço. Através desta assimilação, o software permitirá abrir um aplicativo ou serviço que melhor se relacione.

Como obter o Preview?

O segundo preview do Android O já pode ser baixado para o modelo desejado através da página dedicada no site da Google, necessitando de uma instalação manual por parte do usuário. Os modelos suportados até então são o Nexus 5X, Nexus 6P, Google Pixel, Google Pixel XL, Nexus Player e Google Pixel C. Este é um apanhado das alterações presentes no sistema até então:

  • API’s para o preenchimento automático de senhas e outras informações
  • Picture-In-Picture (PiP) em smartphones e novas funções para apps em modo janela
  • Recursos de fontes em XML
  • Ícones adaptativos
  • Canais de notificações para agrupar os alertas em categorias definidas pelos conteúdos
  • ferramentas de preenchimento automático de senhas e outras informações
  • Limites sobre as capacidades de aplicativos em segundo plano
  • Ampliação na variedade de cores disponível para que os apps possam adaptar-se às telas modernas
  • Melhoria da conectividade em codecs Bluetooth, Wi-Fi e NAN
  • Introdução da navegação por meio do teclado, incluindo setas e a tecla tab
  • API Audio para uma reprodução de som em alta fidelidade
  • Melhorias para ao WebView
  • Otimização do desempenho na execução da API do Java 8
  • Plataforma de contribuição de parceiros, que permitira parceiros como Sony, Samsung, LG, Motorola e outras marcas à contribuir com o desenvolvimento da nova versão do Android

Via

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.