Início » Meu-Windows » Quase um ano após seu lançamento, Cortana em PT-BR continua devendo muito

Quase um ano após seu lançamento, Cortana em PT-BR continua devendo muito

Uma das novidades mais desejada pelos usuários brasileiros do Windows 10 Mobile sem dúvidas foi o suporte da assistente virtual Cortana para o português do Brasil. A poderosa ferramenta que está presente em praticamente todos as diversas adaptações do Windows 10 trouxe a possibilidade de aprimorar ainda mais a interações com seu smartphone, tablet ou computador suportado. Contudo, as coisas não correram como esperado.

O problema estava na fraca adaptação da assistente, que chegou a nossa língua com muito menos funcionalidades e frases disponíveis que a sua versão original. Ainda assim, o maior empecilho está na baixa capacidade de reconhecimento da fala na nossa versão, o que é totalmente ambíguo ao original onde este ponto chega a ser um destaque.

O pessoal do FaixaMobi, fez um vídeo detalhado no qual demonstram o quanto a Cortana fica devendo em nosso idioma para sua versão americana. Vamos dar uma olhada no vídeo.

Em uma rápida listagem, podemos indicar que a Cortana em PT-BR ainda apresenta ausência de funções como:

  • Abrir o contador regressivo ou cronômetro;
  • Identificar e reportar informações de status de vôos;
  • Informar resultados de jogos de alguns esportes;
  • Interagir com alguns APPs de terceiros, como o Uber, por exemplo;
  • Informar o fuso-horário em diversas regiões;
  • Fazer a conversão instantânea de moedas, medidas e afins;

Mas, então, o que ela já é capaz de fazer? Vamos a lista abaixo:

  • Interação com o usuário, incluindo contar piadas, cantar e entreteinimento baseado na sua personalidade;
  • Ligar para um contato;
  • Enviar mensagens de texto;
  • Criar, editar e verificar eventos no Calendário;
  • Definir lembretes etarefas com local, podendo incluir participantes;
  • Iniciar uma música, álbum ou artista específico, ou apenas iniciar o Groove Music;
  • Obter trajetos e informações de locais e estabelecimentos;
  • Executar cálculos matemáticos;
  • Obter a previsão do tempo;
  • Obter notícias em tempo real com busca integrada;
  • Ligar para contatos via Viber;

É importante lembrar que mesmo entre essas funções, a assistente acaba por não apresentar um leque completo de respostas disponíveis em outras línguas, assim como por muitas vezes entrega uma busca caso o usuário solicite uma função com um sinônimo ou em uma colocação alternativa. A assistente que chegou ao Brasil a um bom tempo ainda aparenta estar em estágio beta, o que pode ser um reflexo do abandono dos esforços móveis da companhia ao país.

Via

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.
  • Evilasio Lukas

    Pode dizer e muito

  • Luara Butter

    Lol nem comento mas os bugs da cortana ja fala por se só LoLZzZz

  • Micro Wasoft

    Zuckberg descorda de vc

  • Igor

    Ou falar que o Snapchat chegou à plataforma, que o Waze foi atualizado, que o WhatsApp foi encerrado para o W10M… se bem que este último não, pois vai gerar suicídio…. kkkkkk

  • Victor

    Ta difícil para MS certo que parece que eles nem ta ai se vcs gosta ou n gosta, Windows pode se torna un grande sistema operacional, mais isso é igual a politica do BRASIL so muda se de fim nos políticos e nós direitos humanos..

  • Igor

    Sabe onde li matérias assim? Em sites especializados da Apple! Sabe qual o comportamento de quase todos os comentaristas? Reconheceram a validade das matérias e fizeram críticas à falta de inovação da Apple (já li gente pedindo a cabeça do Tim Cook). Isto considerando que os sistemas da Apple são bem projetados e completos, e seu portfólio de hardwares ainda é considerado um dos ápices da tecnologia (estão ficando para trás, mas ainda é).

    Já nas matérias críticas à Microsoft ao Windows Mobile, qual o comportamento de muitos comentaristas? Acusar o autor da matéria de tendencioso, taxar de “hater” e “techguru” (quando não partir para a ofensa) os comentaristas críticos, questionar “o que você está fazendo aqui” para quem não fala algo que eles querem ler, atacar os usuários e o mercado, dizer “pra mim tá bom, não preciso de aplicativos” como se vivesse em um mundinho autista (e se ele sozinho fosse algo significante para o mercado), enfim, tudo menos aceitar a realidade e reconhecer o que de ruim está acontecendo com a Microsoft.

    Até em maturidade dos usuários a Apple está na frente da Microsoft (e olha que já foi a marca com maior número disparado de alienados por aparelhos de celulares do planeta…. rsrs).

    • Pablo Oliveira
    • Pablo Oliveira

      E sério que você me taxa como um desses?! Já levou pro lado pessoal e não quer ser considerado como um hater?! Pessoas alienadas riem assim: “rsrs”. E pessoas que sabem que nem tudo que o povo da internet faz é certo, riem assim: “(risos)”.

      E sabe que eu não deixo de criticar só por que uso?!

      Como ninguém tá usando Windows, não é mesmo?! Aí o blog tem que escrever coisas polêmicas/negativas para ganhar clicks. Vou interpretar meu texto de lá em cima: “A empresa tem muitos pontos negativos, mas tem positivos, porém o blog só fala os negativos. Será que só ela que tem defeitos e as outras são perfeitas?! Mas até agora não vi eles falarem do Surface Phone que pode rodar programas de PC e tudo mais. Mas o blog adora rebaixar o sistema, a empresa do sistema.”

      Site especializado?! Esse aqui fala de outros sistemas, e aliás, tudo positivo deste. Mas no que ela é focada, ataca.

      • Célio Luiz II

        A questão é simples. Os demais sistemas estão focados em fazer de fato os seus projetos serem realizados e mostrados ao público já pronto para o uso. Enquanto a Microsoft está vivendo repetidamente no “Em breve”. Tudo que tinha pra falar de bom sobre Windows 10 mobile já foi dito. Mas já esgotou à praticamente um ano atrás! E você acusa dizendo que só falam mal ? . Rever tudo que a Microsoft já fez com o público ae você vai entender do porque só tem coisas ruins a falar sobre esse sistema !

      • Igor

        Camarada, ou a arapuca serviu, ou você tem problemas com interpretação de texto. Só pode! Onde no meu comentário anterior eu me refiro a você?

        E quanto a site especializado, mais uma vez você interpreta o texto errado: me refiro aos sites especializados da Apple! Sabe, MacMagazine, Blog do IPhone e etc. Mais claro que isto só desenhando.

        E é mentira que esse site só fala mal da Microsoft. Tem várias notícias com coisas positivas. Inclusive, só o fato de diariamente ela falar sobre a Microsoft, enquanto outros sites não-especializados não fazem isto (principalmente sobre o mobile, visto que o número de usuários e baixo e não para de cair), já refuta essa ladainha de parcialidade deste site. Então não inventa! Você parece que está revoltado porque o site faz críticas que devem ser feitas!

        Quanto ao Surface Phone, este site fala sobre seus rumores que, não sei se você ainda se deu conta, a Microsoft nunca se pronunciou oficialmente sobre a existência (ou não) do Surface Phone.

        Para finalizar, dois exemplos:

        https://www.meu-smartphone.com/e-oficial-windows-10-em-processadores-arm-para-emular-x86-um-sonho-se-tornado-realidade/ (notícia positiva sobre a Microsoft e com elogio no final)

        https://www.meu-smartphone.com/rudy-huyn-novo-dispositivo-movel-da-microsoft-sera-tao-revolucionario-que-nao-tera-telefone-em-seu-nome/ (notícia sobre o possível smartphone objeto inominado que a Microsoft possivelmente vai lançar – para mim não passa de um hoax)

        Então baixa a guarda, leia tudo novamente, interprete e reflita!

        • Pablo Oliveira

          Se for pra desenhar pra mim, desenhe uma coisa que preste. Mas não tem necessidade mostrar esses links pra mim. Não tiro meu conceito de que esse blog é revoltado para com o sistema. Ponto final.

          • Igor

            O único revoltado aqui é você! Falo em desenhar porque você demonstrou problemas primários com leitura de texto. Já com aqueles links eu provo que o que você afirma não é verdade. Está provado! Contra fatos não há argumentos…

          • Pablo Oliveira

            Sempre acompanho o blog e só vejo ataques. Ataques constantes. Não é um link, dois links que vai mudar. Críticas tão constantes que faz até a cabeça das pessoas. Nem trabalho de abri-los eu tive, e nem vou ter.

            Único problema aqui é você desenhar e sair mal feito, e depois querer que eu entendo o que tá desenhado.

          • Igor

            Você não quer ler o link porque sabe que prova o contrário do que você diz. Aliás, parece que seu propósito aqui é atacar o site, fazendo justamente o que você acusa. Se você quer viver nessa vidinha de fechar os olhos, tapar os ouvidos e fazer “lá-lá-lá”… problema seu!

          • Pablo Oliveira

            Nada disso, jamais. Mas eu estou cerca de 3 meses no blog e é esse ataque infernal. São fatos as críticas, não nego, mas soa raiva. Sinceramente esse blog faz parecer que a Microsoft é uma porcaria com seu sistema móvel e que Android e iOS são ums maravilhas sem falhas. O blog fala mais de Windows, mas vejo falar de outras coisas também. Poderia ser mais imparcial porque Apple e Google avacalham muito também.

            Tipo, poderia falar sobre como pode uma empresa lançar três celulares idênticos. iPhone 6, iPhone 6S e iPhone 7. Coisas do tipo. Ah, mas tem uma fatia boa no mercado, Google tá liderando, então não tem o que criticar, vamos matar o Windows que é mais gostoso.

          • Thibac10

            Falou tudo Pablo!

    • Brancaleone

      Falou tudo.

  • Alan Alves

    Achava a Cortana legal até conhecer o Ok Google.
    Resolve meus problemas.
    Sempre torci para a MS desenvolver a Cortana o mais rápido possível, mas paciência tem limites.

  • Jean

    Uma vez eu estava com os meus amigos, aí o meu amigo tava tentando conversar com o Google Now, aí ele respondia as perguntas com a voz robótica e talz, aí veio o meu outro amigo com a Siri, realmente ela é inteligente mas a voz é ridículo.. Aí chegou a minha vez com a cortana, pedi a ela que contasse uma piada e uma música, cara, todo mundo ficou admirado com a voz dela e a capacidade de ela poder expressar o seu humor com o seu tom de voz kkkkkkk enfim, a Cortana pode ficar devendo comandos novos mas em questão de VOZ ela é anos luz superior ao Siri e o Google aNow..

    • Igor

      Não acho a voz da Cortana superior ao Siri. A Siri fala perfeitamente, nada robótica como o Google Now, fora que é mais completa nas funções. A Cortana já foi melhor… dois anos atrás!

      • Pablo Oliveira

        Siri é muito séria. Já a Cortana é extrovertida, brincalhona. Nisso ela ganha com superioridade de Siri Google Now. Infelizmente Cortana só é fraca de recursos aqui no Brasil, porque no EUA ela dança ma cara de Siri e Google Now.

        • Igor

          E onde ser brincalhona é extrovertida é útil para quem trabalha, estuda, está em uma viagem ou coisa do gênero? É totalmente inútil! E em Inglês nos EUA ela continua sendo mais limitada que a Siri e Google Now. Faz o teste: tente responder uma mensagem de WhatsApp pela Cortana. Não vai conseguir nem aqui, nem nos EUA e nem na Sibéria. Outra: peça para ela mostrar as fotos que você fez em algum dia específico. Ela não tem essa função, enquanto os concorrentes tem! No último teste que fiz, nem encontrar um aplicativo na própria loja ela consegue fazer (a Siri faz). Como ela dança na cara dos outros se ela é inferior em funções? Tem hora que acho que quando vou pedir para ela contar uma piada, ela vai responder: “Cortana”!

          • Pablo Oliveira

            Eu disse ser brincalhão e ser extrovertido, e não ser boas em resposta. E era disso que você discordou do cara.

            E a Cortana é bem boa no EUA, e responde muito bem. É a mais nova das concorrentes, e é boa, faz muitas coisas.

            Lembro que no começo Google Now no Brasil respondia apenas em inglês, entendia em português mas respondia em inglês. Depois que a Cortana veio para Brasil Google abriu os olhos e deu o suporte completamente em português. O que falar disso? Só age quando está ameaçada. E a Siri apesar de ser muito boa aqui no Brasil, é bem direta, séria, sem sarcasmos, nada disso. Aqui no Brasil eles não investem e prefere ensinar apenas piadinhas e essas coisas.

          • Igor

            Eu já testei a Cortana nos EUA. Aliás, passei quase dois anos com meu aparelho em inglês e na região dos EUA só para ficar usando a Cortana.

            Ela é boa? Sim! Superior aos concorrentes? Foi quando ela foi lançada. Atualmente ela é inferior aos concorrentes, seja aqui no Brasil, seja nos EUA.

            E o Google Now já estava todo em português antes da Cortana sonhar em vir oficialmente para o Brasil. Tal como a Siri também ficou em português antes da Cortana. Como falar em ameaça ao Google Now?

          • Pablo Oliveira

            Poise, pois já vi vários gostos variados. Aí você vai me dizer que o seu é o certo?! Cada assistente deve ter algo que agrada o tipo de pessoa. E sim, acho o tom, a voz da Cortana muito mais natural da Siri e Google Now, que era isso que eu tava falando, não disse nada de funções a mais ou coisas do tipo, mas você quer detonar e quer falar as desvantagens de tal. Não mande mais links, não faz falta, só coloque no teu globo oculto que eu te respondi dizendo que a tom da Cortana é bem mais natural.

            Engraçado que vejo nenhum usuário do Android usar Google Now. Geralmente as pessoas que eu pergunto sobre, elas falam que a Google Now erra mais do que tudo.

            Não é ficar chupando os bagos das duas assistente como se tivesse no topo e rebaixando a outra como se fosse uma porcaria, que vai ajudar em nada.

          • Igor

            Cara, você além de ter deficiência interpretativa, ainda é um grande mal educado. Tá revoltado porque? Porque a verdade dói?

            O assunto deixou de ser somente a voz quando se falou que a Cortana nos EUA “dança” na cara dos concorrentes (e agora você quer omitir isto). Não, não dança: ela é inferior! Ali eu dei alguns exemplos da limitação dela diante à concorrência. Eu poderia ter dado mais, inclusive se eu aliasse aos aplicativos desfasados para W10M (o Uber é um deles). Isso deve ter te irritado, sinto muito, mas é fato! Não é questão de gosto: é que a Cortana não tem tais funções. Falo isto como alguém que testa a Cortana desde o seu lançamento em Beta público (em dois aparelhos, um PT-BR e outro em Inglês com a região dos EUA selecionado).

            Dai você vem todo cheio de ad hominem, falando que estou “chupando os bagos” e que tenho “globo oculto” [sic], mas é fato que a Cortana está abaixo da concorrência (não estou bajulando nada!). A única coisa a mais que ela faz é contar piadinha e ser melhor na dicção em relação ao Google Now. No futuro ela pode melhorar, mas atualmente ela é a 3ª. Se você não enxerga isto, ok, mas você é um usuário de tecnologia abaixo da média! E se você fica com raivinha com essa realidade, desculpe, mas lhe falta deixar de ser uma criança mimada e crescer, agir como adulto e aprender a discutir como uma pessoa civilizada – algo que até agora está provando ser o oposto. Ok? Agora vai tomar um leite morno, dormir, se quiser chorar, chora e se você amanhã quiser conversar sem partir para o lado pessoal, estarei disposto a conversar numa boa.

          • Willy W.

            Seria legal uma assistente trolando! Mandado pra endereço errados, despertando as 3h da manhã, e rindo da gente falando “trolei geral” . Boa idéia pro Nadella que quer algo que ninguém tem. Podia chamar Trolana ou Sacana!

          • Igor

            Imagina como seria ela na sexta-feira, o dia mundial da maldade? Kkkkkkk

        • Dan

          Extremamente horrivel esse humor da cortana, é insuportável e nada parece natural (sim ela é um bot mas você entendeu), diferente da siri que tem piadas que fazem sentido em algumas situações e são realmente engraçadas. O now não é pra isso mas a assistant sim porém é muito nova então não tem como tirar conclusões.

    • Jaime Jr

      Claro, todo mundo quer um assistente virtual que conte piadas. Essa é a plataforma que segundo os fanboys é voltada pra produtividade e mercado corporativo.

    • Batíma

      Mas e dai que a voz é robótica? Vc prefere ter uma assistente virtual que fale com vc ou uma que fale bem e jogue tudo no bing?

  • AnumPreto

    Hahaha, difícil é dizer o que a MS não abandonou

  • Igor

    Falta a Cortana se igualar à concorrência, como a Siri e Google Now.

  • Diego Bernardino

    Não e so a corta a que deixa a desejar…a MS já deixo a Mobile se lado a muito tempo…..solta essas builds so pra dizer que fez alguma coisa.

    • Micro Wasoft

      As builds chegam com bugs, e depois corrigem os bugs e trazem mais bugs. E fica só nisso sem trazer nada de novo. Ou seja os caras não estão fazendo nada.

      • Diego Bernardino

        Fica nesse circulo vicioso, builds saem pra corrigir bug e trás mais bugs…froides.

    • uanderson

      E o povo ainda fica feliz com essas builds sem nenhum novidade relevante

      • Diego Bernardino

        Pois é ne, os fasboys se alegram com qualquer build que vem pro mobile…aff.

    • Dan

      Nem instalo mais builds no meu pc (tá mais pra builgs, bug é o que não falta), que é onde eles se esforçam (esforço nivel microsoft) imagina nos celulares que eles estão cagando e andando.

  • Alessandro Mendes

    Como spre à Microsoft despresa o Brasil tanto em aparelhos top de linha que ainda não tem aqui no brasil tipo os lumias 950 e 950xl. E agora tbem no quesito cortana que não tem as mesma funcionalidades da americana.
    Microsoft seja mais consiente e deixe de discriminar nosso brasil ok.

    • Jhefferson Riddle

      Mas meu caro me responda quem iria pagar horrores no 950XL (Sim Horrores pois até onde eu fiquei sabendo iria passar de R$3.500,00) em um aparelho que falta aplicativos do momento e outros faltando melhorias ? Tirando Fãs da plataforma ninguém mais ia comprar ainda mais no Brasil q tudo vira modinha.

  • Micro Wasoft

    Nem o “Ei Cortana” colocaram

    • aluizio junior

      Kkk sim, tava tentando fazer isso agr.

    • Matheus Leite

      Colocaram sim… Eu usava no meu notebook

      • Micro Wasoft

        Só pega em Pcs. Mas nos celulares é uma lenda até hoje

        • Igor

          Li em algum lugar que no Lumia 950/950XL funciona em PT-BR sim. Não sei se é verdade…

          • Micro Wasoft

            Funciona só se colocar em inglês

        • Matheus Leite

          Isso sim… Mas nem nos Lumias 950XL??
          Pq eu sei que no L930 não funciona mais (em nenhum idioma) desde o update do Win 10 mobile :/

        • Jhefferson Riddle

          Se não me engano pegava no 930 ou 1520.

        • Willy W.

          “Mobile first”

  • Batíma

    A cortana só funciona no Halo, APENAS

    • Anderson Hess Percegona

      Concordo kkk