Início » Meu-Android » Resolvido: Problemas relacionado ao desempenho no Moto Z com Android Nougat

Resolvido: Problemas relacionado ao desempenho no Moto Z com Android Nougat

No final do ano passado, a Lenovo iniciou a liberação da atualização Android Nougat para o Moto Z, que à princípio era pra trazer polimentos e desempenho ainda mais satisfatória para os donos do dispositivo. No entanto, dias após testes intensos, usuários começaram a relatar que algo estava errado com o desempenho do dispositivo, no qual ferramentas de testes mostrava que dois dos núcleos de alto desempenho de seu processador Snapdragon 820, pareciam estar desabilitados após algum tempo de uso – o que não passou de um engano, agora que a fabricante se pronunciou diante disso.

Buscando esclarecer a situação, muitos usuários entraram em contato com a Lenovo para obter informações a respeito, e conseguiram. Agora, a empresa respondeu prontamente a todos aqueles que achavam que de fato houve algum erro. Sua declaração oficial abaixo explica e esclarece que o suposto problema ocorre porque o aplicativo que fornece relatório de desempenho em smartphones Android, o CPU-Z, ainda não é suportado pelas novas diretrizes da versão 7 do Android. Mas que podemos comprovar os funcionamentos dos núcleos simplesmente instalando um outro aplicativo indicado pela empresa,  veja:

Em declaração a Lenovo diz:

A Motorola está comprometida em oferecer o melhor desempenho possível para seus aparelhos e todos os nossos dispositivos são analisados e testados regularmente, tanto para os lançamentos de produtos quanto para atualizações e upgrades. No caso do Moto Z com Android N, todos os núcleos são utilizados normalmente, conforme a demanda por processamento e sem diferenças com a versão anterior. No entanto, nessa última atualização, foram introduzidas algumas medidas de segurança mais rigorosas, o que fez com que aplicativos que fazem a leitura do estado dos núcleos não tenham mais acesso total a estas informações de forma contínua, resultando na exibição de dados incorretos sobre o estado de funcionamento do processador.

A Motorola está ciente do ocorrido e já está trabalhando em uma correção que permitirá a estes aplicativos obterem as informações reais sobre o estado da CPU e frequências de funcionamento.

Se mostrando muito preocupada com o assunto, a Lenovo também nos informou que, de acordo com a assistência técnica da empresa, basta utilizar o aplicativo COOL TOOL para ver que todos os núcleos do Snapdragon 820 estão em perfeito funcionamento, como mostra as capturas de tela abaixo:

Bom, se você passou por esse problema ou notou alguma diferença de desempenho em seu Moto Z após atualizar para o Android Nougat, experimente fazer testes de desempenho baixando o aplicativo indicado acima ou então sugiro que experimentem o Simple System Monitor!

Via

Sobre Uanderson Conceição

CEO da marca Meu-smartphone e editor chefe deste site. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.