Saiba se seu smartphone Xiaomi importado está com Shop ROM e qual a importância disso

Que a Xiaomi é uma empresa chinesa, todo mundo já sabe não é mesmo? Por este motivo, não vemos lojas oficiais vendendo esses tipos de produtos aqui em território nacional. E como um meio de vencer essa dificuldade, temos que importar através de sites que trazem os produtos da Xiaomi diretamente do ocidente.

Muitos smartphones da empresa chinesa que possuem versões internacionais, acabam chegando por aqui com as supostamente chamadas Shop ROMs. Essas ROMs são resumidamente variantes da MIUI traduzidas diretamente do idioma chinês de forma não oficial. Mas você deve está se perguntando: por quê isso é ruim se acaba facilitando nossas vidas? Pois bem! Não é bem assim que funciona.

Até um certo ponto, Shop ROMs podem ser ocultas ao extremo, fazendo com que você não descubra que você está com uma. A presença dessas ROMs modificadas deixará de ser besteira quando o seu smartphone começar a apresentar falhas. Aí sim é quando você começa a se preocupar e se arrepender de não ter ido mais a fundo nesse caso. Por incrível que pareça, muita gente comprou o smartphone com uma Shop ROM, trocou de aparelho e nem sequer percebeu que estava com uma.

Como identificar uma Shop ROM.

Para identificar uma ROM modificada, não é tão complicado como imaginas. Mas antes de fazer essa “investigação”, é super recomendável você dar uma consultada na comunidade e nos fóruns dos fãs da Xiaomi antes de importar um dos smartphones da empresa. Um bom exemplo é a MIUI Brasil, acessando este link. Com isso, é possível identificar antes de fazer a compra, se o aparelho importado que você pensa comprar contém uma versão oficial do sistema operacional em português.

Tendo o aparelho já em mãos, basta seguir esses seguintes passos:

  • No celular, clique em “Configurar”.

  • Navegue até o final da lista e toque em “Sobre o telefone”.
  • Veja com atenção o que aparece escrito na área “Versão do MIUI”. Geralmente a MIUI Global deixa claro as letras “MI” entra parentese, ao invés de conter um “CN” que se refere a uma Shop ROM. Veja a captua abaixo.

  • Na sessão que mostra os aparelhos da Xiaomi, defina o modelo do seu smartphone.
  • Veja se a informação mostrada no seu aparelho é a mesma que está no seu computador. Caso seja necessário, clique em “Older versions” na página da internet.

Se você notar uma mínima diferença entre o que está sendo mostrado no aparelho e a versão mais próxima no site, infelizmente você tem uma Shop ROM no seu smartphone.

Caso tenha feito esse método, expresse nos comentários se você percebeu diferenças nas numerações.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.