Será que o conceito de Continuum da Motorola é uma ameaça para a Microsoft?

OneComputerJá falamos aqui dos MotoSnaps que fazem parte dos novos aparelhos da linha Moto Z da Motorola/Lenovo, esses MotoSnaps são módulos que podem turbinar seu telefone, fazer com que ele seja um projetor de imagens, caixa de som ou aumentar a bateria.

Dentre os mais famosos, houveram alguns conceitos de Snaps em exposição pouco mostrados, um destes conceitos é o chamado OneCompute. Nós vamos ver a Motorola fazer algo com o Android que somente a Microsoft tinha conseguido com o Windows 10 Mobile.

Esse MotoSnap carrega o conceito por trás do recurso do Continuum do Windows 10 – a capacidade de projetar um telefone Windows em um PC — dessa vez usando o  Android. Mostrado na exposição Tech World empresa-mãe da Lenovo nesta quinta-feira em San Francisco, OneCompute poderia unificar ainda mais os smartphones e desktops. Veja:

Assim como os outros Snaps, o OneCompute é encaixado na parte de trás do smartphone. No entanto, isso não é a única peça do modulo. Depois que o Snap é anexado, o telefone é colocado em um dock que está conectado a um hub que tem três slots USB 3.0, uma porta HDMI e um slot de alimentação.OneCompute-Hub_w_600

À primeira vista, parece que o dock não tem qualquer finalidade especial, mas a combinação do MotoSnap e o dock faz com que os dados sejam enviados. Além disso, ele também carrega seu celular enquanto estiver ligado.

Obviamente, a versão “desktop” não é idêntica à UI móvel original. De acordo com Xiaobing Guo, o líder do projeto OneCompute, os desenvolvedores fizeram alterações no programa do lançador. O resultado é que a interface do usuário de desktop se adapta bem para a grande tela do computador.

Suporte periférico

Você terá que usar um teclado e mouse para navegar pela tela inicial e cada programa navegará  de forma adaptada. Na demo, Guo conectou  ambos os periféricos no telefone via Bluetooth, e surpreendentemente houve pouca latência quando ele moveu o mouse sobre a tela ou digitou algumas palavras no teclado.multi-tasking

Uma conexão sem fio é preferível em muitos aspectos, e é ainda mais importante para um teclado e mouse. No entanto, Guo disse que as portas ainda não estão prontas para serem conectadas no Snap. Ainda assim, três portas USB são mais do que suficientes  para conectar os periféricos essenciais se você está escrevendo um relatório, jogando ou fazendo uma chamada de videoconferência.

OneComputer X Continuum

Em relação ao Continuum da Microsoft, o modulo da Motorola tem vantagens e desvantagens.

No lado positivo, permite o uso da multitarefa completa e também é possível abrir janelas lado a lado, isso oferece uma experiência mais parecida com um computador de verdade.

Outra grande vantagem é o uso de toda Google Play, loja de aplicativos do Android, que no Continuum da Microsoft além de ter uma loja limitada – Windows Store – só é permitido usar os aplicativos universais.

Por outro lado é evidente que a implementação da Motorola é ainda um conceito bastante difícil e que está longe de ser maduro. A solução da Microsoft é muito mais bem pensada.

Para usuários de desktop Windows, a interface da Microsoft será muito mais familiar em comparação com Android com um mouse e teclado e a Microsoft espera  aproveitar o grande numero de usuários de desktop Windows 10 para fornecer os aplicativos de desktop UWP, que faria com que o conceito fizesse sentido.

Apesar de o OneCompute ser simplesmente um conceito, os usuários do Windows Phone aguardam sua chegada, pois isso pode criar uma rivalidade com a Microsoft, fazendo com que ela busque evoluir e retirar as limitações do Continuum.

É bom a Microsoft se preparar para enfrentar uma ameaça muito maior, já que  o Google fundiu o ChromeOS e o Android, permitindo que cada usuário Android transformasse seu sistema operacional em um desktop apenas conectando-se em uma tela, isso pode fornecer uma ameaça existencial para Windows em si.

Fonte: MSPowerUser

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.