Início » MEU-ANDROID » Será que realmente é necessário usar Antivírus nos Smartphones Android? Tire sua própria conclusão

Será que realmente é necessário usar Antivírus nos Smartphones Android? Tire sua própria conclusão

Se você nunca usou uma aplicação de proteção a vírus e malwares no Android, certamente conhece alguém que não abre mão de uma solução do tipo em seu dispositivo. Essa realidade já é comum a boa parte dos usuários do sistema operacional do Google, que diferentemente dos seus concorrentes, é assombrada pela possibilidade de infecção desde os primórdios. Contudo, com todas as medidas de segurança aderidas em novas versões, ainda é necessário?

A metodo aplicado consistia em infectar de modo controlado os aparelhos, avaliando os apps com base em sua precisão de identificar os agentes negativos. Para passar no teste, a aplicação deveria reconhecer ao menos 30% deles, sem nenhum falso positivo.

Pior do que o esperado

Como é de se esperar, antivírus das grandes companhias de segurança conseguiram barrar 100% das ameaças, graças ao método de checagem em tempo real, porém, estes totalizam apenas 23 dos 250 apps testados, representando 9.2% dos alvos em teste. Em contraparte, 138 apps demonstraram uma taxa de detecção abaixo de 30%, sendo que alguns deles mostraram-se tão ineficazes ao ponto de apenas exibir uma barra de progresso sem ações atreladas para enganar o usuário.

Um dos pontos mais curiosos levantados no teste foi a superioridade do gerenciador da Samsung sobre o da Google Play Protect, uma vez que a coreana obteve um índice de 97,7% de detecção das pragas contra os 68,8% da ferramenta nativa do sistema.

A situação torna-se um pouco mais complicada ao constatar que a maioria das soluções que fracassaram no teste fazem uso de uma lista de malwares conhecidos para reconhecer ameças, fazendo com a falta de updates constantes o tornem obsoletos e até mesmo inúteis conforme a evolução dos vírus ativos.

Então, devo usar antivírus no meu Android?

Ainda que a ideia de utilização de ferramentas de defesa tenha se tornado até mesmo cômica e vergonhosa para alguns usuários, os resultados demonstram que de fato, existem programas capazes de oferecer proteção real a um dispositivo móvel.

Deste modo, o teste lista como confiáveis, produtos da AhnLab, Avastt, AVG, AVIRA, Bitdefender, BullGuard, Chili Security, Emsisoft, ESET, ESTSoft, F-Secure, G Data, Kaspersky Lab, McAfee, PSafe, Sophos, STOPzilla, Symantec, Tencent, Total Defense, Trend Micro e Trustwave.

fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.