Série nova no site: “Melhores Apps” (Piloto)

windowsstore

Ter uma loja recheada de apps é um ponto em que os usuários atribuem muito valor. As lojas mobile atuais chegam a passar da marca de 1 milhão de aplicativos, enquanto a Windows Store vem logo atrás com pouco mais de 600 mil. À que se dá toda essa diferença? existem várias opiniões diferentes. Enquanto muitos apontam aos montes de apps inúteis como sons de peido e tutoriais (que também tem aos montes na nossa loja), outros dizem tratar-se de apps zumbis, que ficam no anonimato encobertos pelos apps populares que são sempre privilegiados nas buscas. Ainda que as desculpas sejam convincentes, nos sabemos que sim, alguns bons desenvolvedores indie e muitos dos grandes ainda evitam a plataforma da Microsoft, seja por medo de arriscar-se em um investimento que poderá não render ou mesmo falta de motivação em trabalhar com algo que não pode alcançar um público tão grande quanto à concorrência.

A ausência de todos esses apps sem dúvidas é sentida na pele dos usuários e refletidas nos baixos números de participação que o sistema tem enfrentado. Porém o fato da mídia especializada explorar tanto esse lado negativo da plataforma buscando cliques para noticias de sensacionalismo depressivo criou uma imagem extremamente errônea: “O Windows Phone não possui apps

windowsphone7-apless

Quem viveu a epoca do Windows Phone 7, poderia aceitar esse rotulo tranquilamente. Realmente, a plataforma era praticamente impraticável nessa questão, e infelizmente é a primeira e única experiência com o Windows Phone de 8 entre 10 usuários que falam mal do sistema. Ao longo desses anos contudo, a cada dia podemos acompanhar a chegada de mais e mais apps de peso que foram enriquecendo mais e mais a nossa experiência e preenchendo lacunas que nos mantia reclamando de um ponto ou outro que ainda nos fazia falta no sistema.

Ainda assim, não podemos fechar os olhos e dizer que não faltam apps. Ainda que alguns usuários indiquem que já possuem todos os apps necessários para a sua experiência como usuário, outros sentem falta de apps e games que jamais chegaram as bandas de cá. Isso torna o Windows assim, uma opção inferior? não mesmo. Isso apenas lhe obriga a encarar as suas prioridades e considerar deixar alguns dos apps que você gosta em prol de um sistema operacional que se adpte melhor (ou não) ao seu perfil de usuário.

Contudo, à Windows Store não vive em abstinência de apps de renome. Ainda que haja a já citada carência por alguns títulos, uma biblioteca repleta de outros famosos e importantes apps estão na plataforma. E com o intuito de exemplificar de forma mais ampla isso, venho trazer uma nova série para o nosso site. Através de um “Top X apps“, estarei trazendo sempre apps de uma determinada categoria ou que compartilhem alguma característica em comum que seja ponto de interesse para os usuários da plataforma. Essa série vai pode ser a sua porta para a descoberta de novos apps que te interessem e também pode ser uma forma de você mostrar ao seu colega novato na plataforma ou que esteja pensando em migrar, que existem algumas boas opções para que ele crie avalie.

windows-apps

Como o Comparativo de Apps, essa série vai precisar sempre do feedback e sugestões de vocês. Portanto, deixem as suas sugestões nos comentários! Começaremos com “As 5 melhores alternativas ao Youtube!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.